Quais são os sete melhores museus de Alagoas? Veja indicações

Agendaa 18 de maio de 2015

Qual o melhor museu de Alagoas? 

No dia internacional do museu, AGENDA A fez essa pergunta a cinco especialistas da área – a museóloga Carmen Dantas, o arquiteto e superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aloísio, o secretário municipal de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, o cineasta e documentarista Werner Bagetti e a presidente da Fundação Pierre Chalita, Solange Chalita. 

Em primeiro lugar em citações, o campeão continua sendo o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore – um indício de que Alagoas continua carente de novos espaços.

Além do Théo Brandão, foram lembrados casas recentemente reinauguradas, como o Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro e acervos como o da Coleção de Arte Popular Tania de Maya Pedrosa, do Iphan, e coleções de espaços como o do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.   

Veja abaixo os mais citados: 

1 – Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) – 5 indicações 

Localizado na Avenida da Paz, o Museu Théo Brandão foi unanimidade entre os especialistas – indicado por todos os consultados. “Apesar de ter trabalhado em vários museus do Estado, guardo um carinho especial pelo Theo Brandão. Depois de muitos anos fechado, tive o prazer de ter ajudado a recuperá-lo e fico feliz em saber que ele continua em destaque atualmente”, diz a museóloga Carmem Lúcia Dantas. 

Endereço: Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas

Horário: Terça a sexta, das 8h às 17h. Sábado, das 14h às 17h.  

 

2 – Coleção Arte Popular Tania de Maya Pedrosa, Iphan – 2 indicações 

Localizada no Jaraguá, na sede do Iphan, a coleção de Tania de Maya Pedrosa traz 300 obras expostas, que antes a artista mantinha em sua em casa. “São belíssimas obras da arte popular nordestina, sem falar na interação dos espaços, com realidade aumentada e seis terminais com um conteúdo em vídeo, fotos, mapas e hipertexto”, diz a presidente da Funchalita, Solange Chalita. 

Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió

Horário: Terça a domingo, das 11h às 17h

 

3 – Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro – 1 indicação  

Localizado dentro do Convento de Santa Maria Madalena da Ordem de São Francisco, em Marechal Deodoro, o Museu de Arte Sacra de Alagoas foi recentemente restaurado. “Temos em Marechal um dos museus de Arte Sacra mais bonitos do Brasil. Totalmente restaurado, ele traz peças raras, como esculturas de Santa Maria Madalena, do século XVIII, e de  São Francisco, do século XVII”, diz o secretário municipal de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima.

Endereço: Praça Comendador Firmo Lopes, s/n

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h 

 

4 – Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) – 1 indicação  

Localizado no Centro de Maceió, o Museu Palácio Floriano Peixoto – MUPA, é a antiga sede do governo de Alagoas. Há nove anos ganhou status de museu. “Além de guardar a história de várias fases de Alagoas, o Mupa tem ainda memoriais importantes para a cultura, como o do poeta Ledo Ivo, falecido em 2012. Duas salas multimídia contam a carreira do escritor”. 

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), 517 – Centro

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h

 

5 –  Casa Museu Graciliano Ramos – em Palmeira dos Índios – 1 indicação 

Localizada no Centro de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, a Casa Museu Graciliano Ramos guarda um acervo com raridades do escritor alagoano. “O museu é a casa em que Graciliano morou em Palmeira dos Índios, e detém muitos pertences dele, doados por sua viúva. Heloísa Ramos. Além de manuscritos, a máquina que o autor escrevia seus livros, entre outros itens”, diz o arquiteto e superintendente do IPHAN-AL, Mário Aloísio.

Endereço: R. José Pinto de Barros, 90 – Centro, Palmeira dos Índios

Horário: Segunda a domingo, das 8h às 17h

 

6-   Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – 1 indicação  

O Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas localiza-se no centro de Maceió, com um dos maiores acervos iconográfico e documentais sobre Alagoas. “No instituto histórico é possível encontrar peças de lampião, dos marechais, como Floriano e Deodoro. Peças indígenas, quadros, e uma infinidade de documentos que ajudam a contar a história de Alagoas”, diz o secretário municipal de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima.

 

Endereço: Rua do Sol, 382, Centro – Maceió/AL

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

 

7 – Museu Paço Imperial de Penedo – 1 indicação 

Indicado pela museóloga Carmem Lúcia Dantas, o sobrado onde fica localizado o Museu Paço Imperial de Penedo, hospedou Dom Pedro II, em 1859. “O Paço Imperial guarda peças de época que marcam a passagem de Dom Pedro II pela cidade. Além disso, em seu primeiro andar, abriga um importante registro sobre a história e o crescimento de Penedo, no Memorial Raimundo Marinho”, diz Carmen Lúcia.

Endereço: Praça 12 de Abril, Centro, Penedo/AL

Horário: Terça a sábado, das 11h às 17h e domingo, das 8h às 12h

_galeria_aqui_