Maceió sobe 2 posições no PIB entre as 100 maiores cidades do país

Agendaa 17 de dezembro de 2013

Dados do IBGE revelam que o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade de Maceió atingiu o montante de R$ 13,540 bilhões em 2011, saltando duas posições no ranking das cem maiores cidades do país, de 41º posição para 39º lugar.

Entre as nove capitais do Nordeste, Maceió permanece na quinta posição, ficando atrás respectivamente de São Luis (MA), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Enquanto Maceió concentra 48,15% da riqueza do Estado, Arapiraca, com o segundo maior PIB do Estado, vem bem atrás com 7,62% de participação relativa, seguida por Marechal Deodoro, com 3,2%, São Miguel dos Campos, com 3,03%,  Coruripe, com 2,9%, e Rio Largo, com 1,85%.  

A primeira cidade do sertão a aparecer na lista ocupando a décima posição no PIB do Estado é Delmiro Gouveia, com 1,26%.

“Esse padrão de concentração do PIB na região metropolitana é histórico e revela a necessidade da indução de novos pólos econômicos no interior do Estado”, diz o economista Alexandre Manoel, pesquisador do IPEA que atualmente é secretário executivo do Escritório de Projetos da  Prefeitura de Maceió.  

Quando se soma à participação de Maceió no PIB do Estado com a de cidades vizinhas como Marechal Deodoro e Rio Largo, a concentração da riqueza atinge mais de 53% do PIB.

_galeria_aqui_