Conheça a empresa que comprou a Ceal em leilão realizado nesta sexta

Agendaa 28 de dezembro de 2018

Nesta sexta (28), foi definida a empresa que assumirá o comando da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal).  

A Equatorial Energia S.A., holding que controla a distribuidora de energia do Maranhão (Cemar), a distribuidora de energia do Pará (Celpa) e a distribuidora de energia do Piauí (Cepisa), foi a vencedora do leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), última das seis distribuidoras da Eletrobras colocadas à venda em 2018.

Na verdade, no leilão realizado nesta sexta-feira (28), na B3, a antiga Bolsa de Valores de São Paulo, a proposta da Equatorial foi a única apresentada e o índice de deságio oferecido foi zero – ou seja, a empresa não ofereceu nenhum desconto de tarifa aos consumidores.

Ao levar a distribuidora, a Equatorial se compromete a realizar um aumento de capital de R$ 545,77 milhões na Ceal. O valor do aporte é o segundo maior entre os estabelecidos para as seis distribuidoras vendidas pela Eletrobras, ficando atrás apenas do exigido na Cepisa (R$ 721 milhões), que também ficou com a Equatorial.

De capital pulverizado, a companhia tem entre seus acionistas a Blackrock, Opportunity e Squadra Investimentos, além de 69,7% de participação de administradoras e minoritários.

Resta saber agora como será a transição para que o grupo assuma o serviço de distribuição que atende hoje mais de um milhão de consumidores nos 102 municípios alagoanos.