Apenas três empresas com sede em Alagoas estão entre as 1000 maiores do país

Agendaa 17 de setembro de 2019

Entre as maiores empresas do país, apenas três com sede em Alagoas aparecem entre as 1000 listadas no anuário das “Melhores & Maiores”, da Revista Exame.

A primeira empresa privada a despontar na lista entre as 500 maiores do Brasil em vendas líquidas é a Usina Coruripe, em 332º lugar. Controlada pelo Grupo Tércio Wanderley, a Coruripe mantém sua sede em Alagoas apesar de ter maior parte de sua produção concentrada no Estado de Minas Gerais, onde possui quatro usinas.

A segunda empresa alagoana a aparecer na lista é a Equatorial Energia, que adquiriu a Eletrobras Alagoas (antiga Ceal), que aparece em 349º lugar na lista.

E a terceira e última é a Usina Caeté, que aparece na 741º – enquanto na edição passada aparecia na 632º.

A Usina Coruripe aparece também entre as 100 empresas do Brasil que mais investiram em 2018 – no caso da Coruripe, a revista destaca o investimento de R$ 27,2 milhões na ampliação da capacidade de moagem e geração de energia da unidade de Campo Florido, em Minas Gerais.

A Usina Coruripe e a Usina Caeté permanecem também na lista das 400 maiores do Agronegócio do país – a Coruripe, na 78ª posição, a Usina Caeté, na 207ª posição.

Outros grupos com forte presença em Alagoas, mas com sede em outros Estados, também aparecem na lista. Esse é o caso da Braskem, com sede em Camaçari, Bahia, apontada como a 8ª maior empresa do Brasil.