Novo Litoral Norte: em meio à crise do coronavírus, Senado autoriza empréstimo milionário para AL

Agendaa 26 de março de 2020

Em plena quarentena do coronavírus e guerra política entre Bolsonaro e alguns governadores, Alagoas conseguiu aprovar em sessão remota e votação simbólica no Senado, nesta quarta-feira (25), uma pauta sem ligação direta com a pandemia – mas essencial para a economia do Estado.    

Trata-se da autorização necessária para a concessão de um empréstimo da Corporação Andina de Fomento (CAF) – Banco de Desenvolvimento da América Latina no valor de 136,2 milhões de dólares para o projeto “Estrutura Alagoas”.

Ou seja: mais de 680 milhões de reais (no câmbio atual) destinados a financiar grande parte de obras de saneamento, urbanização e transportes.

Entre as principais obras, estão, por exemplo, a construção de uma nova rodovia duplicada, a AL Expressa, de quatro faixas (duas em cada sentido), entre a Garça Torta e a Barra de Santo Antônio, mantendo a AL 101 como uma “Via de Charme” mais voltada para o turismo, de velocidade mais baixa, acompanhada de ciclovia e melhoramentos urbanísticos. O empréstimo será usado também para saneamento de cidades turísticas na Costa dos Corais e outros balneários, inclusive no Litoral Sul, como a Barra de São Miguel.

“Apesar de estarmos focados no controle da crise do coronavírus, a aprovação da concessão do empréstimo pelo Senado ontem foi essencial para, passada a crise, podermos tocar obras essenciais para a retomada do crescimento econômico do Estado”, diz o secretário da Fazenda, George Santoro.

Durante a discussão da matéria de interesse de Alagoas, alguns senadores chegaram a questionar a inclusão da pauta sem conexão direta com a crise do coronavírus na sessão remota do Senado. O vice-presidente do Senado que comandou a sessão, Antonio Anastasia (PSD-MG), contrargumentou com apoio de outros senadores. “Há uma tradição de darmos urgência a todo projeto que interessa aos estados”, disse Anastasia. “Como este projeto foi colocado no esforço conjunto de combate à pandemia, todos os projetos de estados que chegarem terão tramitação rápida, pois há necessidade de recursos”, disse o senador.