Com duas plantas em Alagoas, Braskem estuda transferir sede para os Estados Unidos; entenda aqui

Agendaa 4 de agosto de 2017

A Braskem, petroquímica brasileira controlada pela Odebrecht e pela Petrobras com duas plantas industriais em Alagoas (de um total de 40 plantas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México), estuda a possibilidade de transferir sua sede para os Estados Unidos.    

Ao menos foi o que noticiou o jornal Valor Econômico na edição desta sexta-feira (4) em reportagem assinada pelas jornalistas Graziella Valenti e Stella Fontes. Segundo a reportagem, os representantes da Odebrecht e da Petrobras, que controlam a petroquímica, já estariam trabalhando numa grande operação de mercado para tentar transferir a sede da empresa para os Estados Unidos e a abertura de capital com oferta de ações na Bolsa de Nova York.

Segundo apuração do jornal, o plano incluiria a pulverização do capital da companhia com mudança de controle da companhia, cujo comando na gestão atual é da Odebrecht, o que seria um empecilho para a Petrobras poder vender sua fatia no negócio. (A Odebrecht tem 50,1% das ações ordinárias e a Petrobras, 47%).

Apesar de nenhuma das empresas terem se pronunciado sobre o tema, o jornal diz que operação estaria sendo planejada pelo Banco Santander, com aval da própria Petrobras, com a finalidade comum de alavancar o valor da empresa após a operação Lava Jato, que obrigou a Braskem a a aceitar multa de quase US$ 1 bilhão fixada por Ministério Público Federal (MPF) e Departamento de Justiça americano (DoJ).

Assinantes podem ler matéria completa no site do Valor Econômico aqui.

_galeria_aqui_