Morre professora e pesquisadora alagoana que criou o primeiro curso de Mestrado da Ufal

Agendaa 4 de maio de 2020

Ela se formou em Letras pela Ufal nos anos 1960, foi à França fazer mestrado (Université de Besançon, em 1972) e doutorado (em Linguística Teórica e Descritiva, Université Paris 8, 1980), e criou, nos anos 1980, o primeiro programa de Mestrado da Universidade Federal de Alagoas.

Aos 78 anos, a professora e pesquisadora Maria Denilda Moura, fundadora do Mestrado de Letras e Linguística da Ufal, em 1988, faleceu na madrugada deste domingo, em Maceió, decorrente de complicações do Alzheimer. 

“A professora Maria Denilda Moura deixa o grande legado de uma vida de intensa dedicação e compromisso com o trabalho, a profissão e a pesquisa, e de amor pelas Letras e Linguística”, escreveu a professora Eliane Barbosa Silva, da Faculdade de Letras da Ufal, lembrando que a alagoana também foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).  

O economista, professor e ex-pró-reitor de Planejamento da Ufal, Radjalma Cavalcante, diz que Denilda teve um papel marcante na história da Educação de Alagoas. “Mesmo antes da Ufal, ela já havia se destacado como técnica de Planejamento na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas”, diz Radjalma. “E, como professora e pesquisadora da Ufal, não mediu esforços para fundar o programa de Pós-Graduação em Letras que representou um marco que impulsionou o desenvolvimento de outros cursos de pós-graduação na Ufal”.

Em razão da pandemia do covid-19, a família não realizou velório e a pesquisadora foi sepultada neste domingo, no Cemitério de Rio Largo. “Apesar de não podermos realizar o velório neste domingo, queremos agradecer, em nome da família, a todas as pessoas que enviaram mensagens e homenagens ao legado dela, que dedicou sua vida à pesquisa e ao ensino”, disse a AGENDA A a jornalista Ana Rita Moura, sobrinha da pesquisadora.