Uma das mais tradicionais empresas de engenharia no Brasil compra 30% de startup alagoana

Agendaa 15 de junho de 2020

Em menos de 10 anos, um projeto iniciado como trabalho de conclusão de curso de Engenharia da Ufal virou uma startup conhecida nacionalmente por sua plataforma móvel de gestão de obras – que acaba de receber investimento de uma das mais tradicionais empresas de construção do Brasil.

A Stant, startup alagoana de gestão de obras criada pelo engenheiro Ralph Vasco em sociedade com o administrador Marcelo Menezes, acaba de receber investimento da Concremat Engenharia, empresa pioneira em tecnologia de obras no Brasil (presente nos projetos de concreto na construção de Brasília) que há quatro anos teve 80% do seu capital comprado pela gigante chinesa Communications Construction Company.

Na prática, a Concremat adquiriu 30% da startup alagoana (avaliada hoje em R$ 6 milhões) cuja plataforma já estava sendo usada pela empresa em 11 projetos que totalizam cerca de R$ 3 bilhões em investimentos. “Atualmente já conseguimos (com a plataforma) reduzir em 15% o custo de serviço da equipe de ponta. É um impacto muito importante”, disse ao jornal Valor Econômico na edição de sexta passada (12) o diretor-presidente da Concremat, Mauro Viegas.

Além disso, a empresa quer levar a plataforma alagoana para todos os clientes de gerenciamento, fiscalização e supervisão até o segundo semestre. “Acreditamos que a Stant pode voar mais alto e de forma independente do que apenas dentro da Concremat. Nosso objetivo é criar uma vantagem competitiva com uma participação minoritária”, disse Viegas ao Valor. (Assinantes do Valor Econômico podem ler matéria completa aqui).

Para Ralph Vasco, que teve a ideia de criar a plataforma quando ainda cursava o terceiro ano de Engenharia e estagiava em meio a uma papelada de fichas de verificação preenchidas manualmente, o grande diferencial da plataforma é a mobilidade e facilidade da gestão e unificação das informações de obras que permite, por exemplo, rastrear digitalmente dados como o tempo de concretagem de uma obra, inspeção, verificação e medição em tempo real, além de facilidade de criação de relatórios automatizados que podem ser acessados via o celular.

“A mobilidade que a plataforma permite aos usuários é um dos pontos de maior destaque do Stant, otimizando o tempo de todos os envolvidos ao permitir até que os fiscais da obra usem o aplicativo sem internet e sincronizem o aplicativo no final do dia, deixando as informações organizadas em vários relatórios automaticamente”, diz Ralph Vasco. “E temos certeza de que, com o apoio da Concremat, avançaremos ainda mais rápido em nossos diferenciais de mobilidade, facilidade de uso e otimização de processos.”