Alagoano assume associação nacional de distribuidoras de gás em momento decisivo para o setor

Agendaa 2 de julho de 2020

Em um dos momentos mais críticos e decisivos da política de gás no Brasil, o alagoano Arnóbio Cavalcanti, diretor-presidente da Algás, acaba de assumir nesta quarta a presidência nacional do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), maior associação do setor que representa as empresas de serviços de distribuição de gás canalizado de vários Estados, além de acionistas e integrantes de empresas privadas de gás no país.  

Arnóbio, que já havia sido eleito vice-presidente da associação em dezembro de 2018, assume a Abegás não apenas em meio à pandemia, que reduziu drasticamente o consumo industrial,  como também no momento em que as distribuidoras lutam para ter acesso a outros supridores de gás natural para aumentar a competitividade no setor.  

“A possibilidade de ter acesso a outros agentes de suprimento de gás é uma de nossas prioridades, além de todo o trabalho que a entidade tem para desenvolver o mercado por meio de políticas que estimulem novos usos do gás natural, principalmente no setor automotivo, com a adoção do gás em veículos de transportes de carga e de passageiros”, diz Arnóbio Cavalcanti. “Só será possível aumentar a oferta se a criação de demanda for pensada conjuntamente”, completa Arnóbio Cavalcanti Filho.

Na prática, como quase toda a infraestrutura existente para levar o gás passa por gasodutos da Petrobras, a associação luta para que haja uma regulação com regras mais claras, por exemplo, para o acesso e o valor do uso dos gasodutos já instalados. Além disso, com privatização de várias unidades da Petrobras  em todos os Estados do país (incluindo a venda da Unidade de Processamento de Gás Natural, em Alagoas, em Pilar), o novo presidente da Abegás terá que coordenar novas regulamentações que assegurem os contratos estaduais de concessão já firmados não sejam colocados em risco em meio às mudanças induzidas pelo Governo Federal para o setor.   

Além do diretor-presidente da Algás ter assumido a presidência da Abegás, o ex-diretor presidente da Algás Gerson Fonseca, atual gerente de estratégias, riscos e conformidade da empresa, foi reeleito presidente do Conselho Fiscal da entidade.