Google seleciona agência de jornalismo de ex-alunos da Ufal em programa de startups

Agendaa 3 de novembro de 2020

Uma agência de jornalismo de dados criada dentro do Curso de Jornalismo da Ufal foi a única do Nordeste selecionada entre dez startups brasileiras que integrarão o Startup Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas do Google News Initiative — que apoia empresas comprometidas com o desenvolvimento de produtos inovadores que promovam jornalismo de qualidade.

A Agência Tatu foi fundada em 2017 pelo estudante de jornalismo Lucas Thaynan (diretor de visualização da agência) que descobriu o jornalismo de dados (que usa uma ampla base de dados disponíveis na Internet para produzir informações) por meio de um curso online sugerido pela professora da Ufal Magnólia Rejane. “Estava em meio a uma greve da Ufal e o curso terminou redirecionou meu foco”, diz Lucas, que mais tarde fundaria a agência como trabalho de conclusão de curso em parceria com as ex-estudantes de jornalismo Micaelle Morais e Graziela França (atual diretora de monitoramento da agência).

A Agência Tatu foi selecionada por um júri composto por membros das entidades parceiras do Startup Lab (Google for Startups, Insper e Echos) com base em critérios como “proposta de valor à sociedade clara e bem definida”, “adequação do produto às necessidades do mercado”,  “qualificação da equipe” “viabilidade de execução”, entre outros. 

O programa do Google News Initiative tem início em novembro com expectativa de duração de 20 semanas, finalizando com um Demo Day, no qual as startups participantes terão a oportunidade de apresentar seu pitch para potenciais investidores. Durante o programa, as empresas contempladas podem receber até US$ 20.000 em financiamento (quase R$ 115 mil na cotação da data desta postagem) e terão acesso a mentoria, treinamento e workshops.

Além da agência alagoana, as outras nove iniciativas selecionadas no Brasil para o programa são: Alma Preta, AzMina, Bori, Fervura, Galápagos Newsmaking, MyNews,  Núcleo Jornalismo, Ponte Jornalismo e São Paulo para Crianças.