Maior aceleradora de startups do mundo abre programa em Alagoas; veja mentores locais

Agendaa 9 de fevereiro de 2021

Ela foi fundada no Vale do Silício pelo empreendedor Adeo Rossi, em 2009, se expandiu para mais de 200 cidades do mundo (incluindo 13 no Brasil) e acaba de selecionar um representante em Alagoas para ampliar sua atuação na região Nordeste. 

O Founder Institute, considerada a maior aceleradora de startups em fase inicial no mundo, com sede em Palo Alto, na Califórnia, abriu as inscrições para seu programa de treinamento no Nordeste com foco nos empreendedores tendo como um dos diretores na região o administrador de empresas alagoano Sávio Carnaúba e mentoria de fundadores de startups nascidas no Estado como Carlos Wanderlan (do aplicativo premiado Hand Talk), Uziel Barbosa (da plataforma de eventos Doity), Ralph Vasco (da startup voltada para construção civil Stant), Rafael Gaia (da Roga Labs, voltada para aplicativos mobile) e Kledson Santos (do LabbitSpace, de aplicativos com soluções de marketing para empresas), entre outros.

“Até pouco tempo, Salvador era a única cidade do Nordeste a ter o programa de aceleração do Founder Institute”, diz Sávio Carnaúba. “Com a adaptação para o formato online devido à pandemia, conseguimos expandir o programa para outras regiões e atrair empreendedores de outras capitais como Maceió, como outras cidades importantes do interior dos Estados como Feira de Santana e Campina Grande”.

Com duração de quatro meses, encontros semanais virtuais todas as segundas-feiras (das 18h às 22h) e uma intensa programação de atividades orientada pelos mentores de acordo com a metodologia do instituto, o programa de treinamento tem como foco o chamado “pre-seed” (pré-semente), empreendedores ou startups nascentes que ainda não receberam o primeiro aporte de investimento (veja vídeo abaixo).

Para participar do programa, o empreendedor precisa realizar um teste online e, caso seja aprovado, pagar a inscrição de US$ 299  (R$ 1607 na cotação do dia desta postagem, preço que, segundo os organizadores, vale somente até o dia 14 de fevereiro e pode ser parcelado em 10 vezes).

Entre os mais de 4 mil fundadores de startups que foram aceleradas pelo programa, estão desde criadores de plataformas globais (como a de cursos online Udemy e a locadora de carros europeia Travel Car), quanto startups brasileiras (como a curitibana Contraktor, que criou uma plataforma para facilitar o gerenciamento de contratos).  

Mais informações sobre o programa no site do instituto no Brasil aqui e inscrições aqui: