Pediatra alagoana disputa presidência de um dos maiores grupos privados de saúde do Brasil

Publicado em 16 de Março de 2021

Muitos pais que levam seus filhos à pediatra alagoana Viviane Malta em Maceió nem imaginam que estão diante da diretora administrativa e de finanças de uma das gigantes do setor privado de Saúde do país, a Unimed do Brasil, braço institucional das 345 cooperativas da Unimed que agrega mais de 116 mil médicos cooperados que atendem cerca de 17 milhões de usuários espalhados por 84% do território nacional.

Ex-presidente da Unimed Maceió, onde seu trabalho de recuperação financeira da entidade num momento de crise lhe deu visibilidade fora do Estado, Viviane se tornou em seguida a primeira mulher a assumir uma diretoria da Unimed do Brasil e agora se prepara para um desafio ainda maior: disputar esse mês a sucessão nacional da entidade para se tornar a primeira mulher presidente na história do grupo.

Apesar da candidatura da médica alagoana contar com o apoio do atual comando da entidade, presidido pelo médico paranaense Orestes Pullin, as federações estaduais não conseguiram chegar a um consenso de chapa única na eleição deste ano. Como resultado, a alagoana disputará a presidência concorrendo com outra chapa encabeçada pelo médico Omar Abujamra Junior, diretor presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, que congrega o maior número de cooperativas (e votos) entre as federações estaduais do país. Como a chapa encabeçada pelo médico paulista conta com dois diretores de São Paulo e dois diretores de Minas Gerais, a concentração de poder nos dois grandes Estados torna ainda mais difícil a disputa da alagoana.

“Nossa principal missão é não apenas manter as boas práticas da gestão atual que fortaleceram o Sistema Unimed nos últimos anos, como preservar a mais ampla representatividade das cooperativas de todas as regiões”, diz a diretora da Unimed do Brasil e candidata à presidência Viviane Malta. “São Paulo e Minas merecem, sim, todo destaque em nossa representação, mas a Unimed do Brasil, como o próprio nome diz, precisa espelhar as demandas de todos as federações”.

Nos bastidores, há quem avalie como muito difícil a disputa da chapa encabeçada pela alagoana frente à chapa concorrente chamada por alguns de “República Café com Leite”, por unir as poderosas Federações da Unimed de São Paulo e Minas. “Como alagoana e primeira mulher a chegar à diretoria nacional e agora a disputar a presidência, nosso grupo sabe do desafio que tem pela frente”, diz a pediatra. “Mas não podíamos correr o risco de nos omitir e permitir que todos os avanços conquistados na gestão do atual presidente Orestes Pullin pudessem retroceder nesse momento tão importante para o Sistema Unimed”.

Com a eleição marcada para o dia 31 de março, data da assembleia geral, veja vídeo da campanha da alagoana abaixo:




  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved