Grupo privado de saúde investe R$ 27 milhões em novo hospital em Maceió; veja local

Agendaa 2 de abril de 2021

Como apenas 11,6% da população alagoana tem plano privado de saúde (enquanto a média nacional é de 25%), a disputa pelos 369 mil usuários no Estado (de uma população de mais de 3,3 milhões) fica cada dia mais acirrada.

Nesta sexta, o Sistema Hapvida, que já é o segundo plano com maior beneficiários no Estado (com pouco mais de 20% dos usuários locais, atrás apenas do Sistema Unimed, que detém mais de 40%) investiu mais de R$27 milhões em seu novo “Hospital Maceió”, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no bairro da Serraria, parte alta da capital alagoana. 

Inaugurado nesta sexta (2), o novo hospital de 11 mil metros quadrados não apenas substituirá a unidade do Hapvida localizada no bairro do Pinheiro (já em vias de desativação), como ampliará em três vezes a capacidade de atendimento dos beneficiários do Estado. De acordo com o grupo, o novo hospital conta não apenas com novas salas cirúrgicas e unidades de terapia intensiva (UTIs) geral, neonatal e pediátrica, como também novos leitos de internação e recuperação pós-anestésica, salas de gesso e ecocardiograma, centro de diagnóstico por imagem, tomógrafo, análise laboratorial, hemodinâmica, coleta e análise laboratorial.

Nascido no Ceará em 1979, o sistema Hapvida iniciou em 1999 uma série de aquisições nos Estados do Nordeste (incluindo a compra, em 2008, de toda a operação do grupo São Lucas em Alagoas) e hoje tem 6,6 milhões de clientes em todas as regiões do país. Após o anúncio, em fevereiro deste ano, do início da fusão da empresa com a operadora Notre Dame Intermédica, o grupo está prestes a se tornar um dos maiores conglomerados de saúde privada do país com mais de 13 milhões de usuários.

A construção e ampliação de hospitais próprios como o novo hospital de Maceió segue a estratégia das operadoras para ter maior controle sobre os gastos hospitalares – e depender cada vez menos dos serviços de outros hospitais, diminuindo os custos da empresa.