Assessoria de investimentos nascida em AL se torna referência na XP e já tem 5 unidades no Brasil

Publicado em 06 de Agosto de 2021

Sócios da MCI Capital: Alberto Barros, Edson Holanda (em pé), Pedro Barreto e Wallace Oliveira (sentados) / foto: Jonatas Medeiros

 

Em 2008, após mais de 30 anos ocupando postos de liderança na Caixa Econômica Federal, o administrador alagoano Edson Holanda teve que tomar uma decisão: aposentar-se pela estatal para levar uma vida mais tranquila em Maceió ou usar sua experiência (e rede de relacionamentos) para abrir um escritório que guiasse investidores locais diante do novo mercado financeiro em ascensão no Brasil.

Ao fazer a segunda escolha, Edson deu início ao escritório que seria a base futura da MCI Capital, primeira assessoria de investimentos em Alagoas credenciada à XP Investimentos que ganhou novos sócios, tornou-se referência pelos índices de satisfação do cliente e se expandiu pelo Nordeste, Norte e Sudeste com  outros quatro escritórios abertos em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Ceará.

“Além ter sido o primeiro escritório em Alagoas parceiro da XP, a MCI Capital cresceu de forma significativa nos últimos 11 anos conquistando não apenas um alto índice de satisfação dos clientes, como excelentes resultados”, diz Bruno Ballista, sócio e head de Assessoria e Relacionamento com clientes do grupo XP.

Com mais de mil clientes e um capital sob custódia acima de R$ 500 milhões, a MCI Capital cresceu em Alagoas seguindo a estratégia de expansão semelhante à da XP no país: investir em cursos de educação financeira para mudar a cultura de investimento, formar uma rede de clientes potenciais e identificar talentos para integrar a equipe e até mesmo virarem sócios.

Um dos primeiros agentes que se transformaram em sócio foi o carioca Pedro Barreto, que trocou o curso de Engenharia Elétrica na UFRJ para iniciar a expansão da MCI Capital em Maceió ao lado de Holanda. “Esses cursos pioneiros em Alagoas foram fundamentais não apenas para uma mudança de cultura de investimentos na região, como também para a formação e qualificação da própria equipe”, diz Pedro, que voltaria ao Rio de Janeiro para abrir, em 2013, a primeira filial da MCI Capital fora de Alagoas. “E foi exatamente esse DNA de capacitação e foco em satisfação do cliente que fez o escritório se destacar logo nos primeiros anos”.

Já em 2012, a MCI Capital foi reconhecida como um dos três melhores escritórios vinculados à XP no Brasil na área educacional (por meio de indicadores que medem a conversão de alunos em clientes). Em 2013, um dos integrantes do escritório, Wallace Oliveira, foi reconhecido em um concurso interno da XP como um dos assessores de investimentos mais qualificados do grupo após vencer um concurso interno entre assessores. Wallace, assim como o quarto sócio do escritório, Alberto Barros, são ex-alunos que se tornaram sócios e ajudaram a consolidar o grupo no Estado preparando sua expansão recente para outras regiões.

Desde então, a empresa nascida em Maceió há pouco mais de 10 anos em Alagoas, fruto da visão de um ex-gerente da Caixa Econômica Federal, acelerou sua expansão com a abertura, ano passado, de novos escritórios em São Paulo, Palmas e na cidade do Crato, no Ceará. 

“Queremos crescer, sim, mas sem jamais abrir mão de nosso principal foco que é o de buscar os melhores resultados para os nossos clientes”, diz o fundador Edson Holanda, de olho nos indicadores que fizeram a MCI capital manter uma das melhores notas de satisfação do cliente (Net Promoter Score 95) entre as agências credenciadas à XP.

Saiba mais sobre a MCI Capital aqui.




  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved