A nova “Ponta da Pajuçara”: trecho da orla tem projeto de revitalização doado por iniciativa privada

Publicado em 11 de Janeiro de 2021

Além da Ponta Verde, Maceió tem outra bela ponta de orla no final da Pajuçara que não recebe a mesma atenção -- e cuidado -- na orla.

Mas isso deve mudar nos próximos meses.

A construção de um empreendimento residencial de frente à praia em terreno de mais de 2400 metros quadrados (que foi sede social do CRB) e de um novo hotel na última quadra da Pajuçara deve dar início à revitalização do trecho da orla.

Para acelerar a recuperação da área, a construtora Colil, que se prepara para lançar no terreno que foi do CRB o empreendimento New Time (foto acima, assinado pelo arquiteto Adriano Moura), contratou também um dos mais respeitados escritórios de intervenções em áreas públicas do país, o Natureza Urbana, para apresentar um estudo com uma proposta para tornar o trecho mais atraente para quem frequenta a orla.

A ideia é simples: a construtora oferece não apenas o projeto, mas também a execução da obra (que valorizará, claro, o empreendimento), enquanto a Prefeitura definiria o modelo de concessão de espaços (como de restaurantes) para garantir a manutenção e sustentabilidade do espaço.

Apresentado semana passada ao prefeito de Maceió, AGENDA A teve acesso a imagens do projeto preliminar que inclui uma série de espaços de lazer voltado para esportes náuticos, crianças e até mirantes de madeira e áreas de contemplação.

“Esse trecho da orla, que tem uma bela praia com ampla faixa de areia branca e mar calmo, tem um potencial gigante para se tornar um novo recanto turístico na cidade”, diz Hugo Dâmaso, diretor da construtora Colil. “E o estudo e a proposta do escritório Natureza Urbana, especializado em intervenções sustentáveis e de baixo impacto, pode ter um efeito futuro multiplicador para a revitalização de outros trechos da orla”.

Para o arquiteto Pedro Lira, sócio e fundador do Natureza Urbana que assina projetos do Centro Histórico de São Luís, no Maranhão, à orla do Guaíba, em Porto Alegre, a principal missão do projeto é criar ilhas de lazer que proporcionem diferentes experiências aos visitantes, com espaços para crianças, esportes náuticos ou para quem quer apenas relaxar e respirar de frente à praia. “Mais importante do que pensar apenas no projeto, é considerar também sua sustentabilidade a longo prazo com modelos de parceria que garantam a manutenção e cuidado do trecho da orla”, diz Lira. “Daí a importância de parcerias que valorizam não apenas o empreendimento, mas também a qualidade de vida de todos que habitam no entorno”.

Veja mais imagens do projeto preliminar abaixo:



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved