Mudanças no mercado imobiliário alagoano atraem novo perfil de corretor; entenda

Publicado em 27 de Maio de 2021

Por muito tempo, a imagem clichê que boa parte das pessoas ainda tinha do corretor de imóveis ainda era associada à daquele colega de turma (ou cunhado) que não obteve sucesso na carreira de sua formação -- mas tinha disposição e agressividade (no melhor estilo do chamado vendedor pitbull) para fechar vendas e viver de comissões.

Nos últimos anos, contudo, a diversificação e sofisticação do mercado imobiliário brasileiro e alagoano (exigindo uma comunicação mais focada e dirigida para os mais diversos segmentos), aliada ao crescimento de importância das estratégias de mídia e de marketing digital, tem atraído para o setor não apenas profissionais de áreas como publicidade e marketing, como até empresários.

“Como do ponto de vista comercial já vinha estudando e acompanhando o crescimento e diversidade do mercado imobiliário alagoano há alguns anos, o interesse para ingressar nele se deu quase naturalmente”, diz o empresário Saulo Sá (foto acima), mais conhecido em Alagoas como franqueado da Elemidia (rebatizado recentemente para Eletromidia), maior grupo de mídia exterior de mídia digital no Brasil que conta em Alagoas com uma rede de cerca de 240 telas em edifícios comerciais e residenciais. “Quando senti que a operação da Eletromidia já estava consolidada, decidi que podia levar minha rede de relacionamentos e experiência nas áreas comerciais e de marketing para a venda de imóveis”.

O caso de Saulo, que lançou a Saulo SÁ Consultoria Imobiliária, é um dos exemplos de uma nova geração de corretores com perfil mais analítico e especializado que estão ingressando nesse mercado e despertando o interesse das construtoras. 

“Vejo como algo extremamente positivo a chegada de profissionais com backgrounds diferentes, que estão investindo cada vez mais para aperfeiçoar a experiência de aquisição de imóveis”, diz o empresário Hugo Dâmaso, à frente da construtora alagoana Colil. “São experiências que fazem diferença não apenas na atenção e estudo de detalhes de cada novo produto lançado, como também no atendimento dos interesses dos clientes após a venda, o que cria uma relação de fidelidade com o corretor”.

Esse é o caso, por exemplo, da corretora Alessandra Cavalcante (abaixo), mais conhecida como Ale Cavalcante, que há mais de dez anos é referência no mercado imobiliário com foco em incorporações e venda de imóveis de alto padrão. Formada em Publicidade e Propaganda, Alê Cavalcante iniciou a carreira trabalhando no atendimento de agências locais (como a Duck e a Six Propaganda), esteve à frente do Marketing da Zampieri Imóveis e, mais tarde, decidiu seguir carreira autônoma. Uma das pioneiras no Estado no uso estratégico de redes sociais como Instagram, ela formou uma rede de clientes fiéis que lhe permite hoje atuar quase inteiramente com contratos de exclusividade de venda. 

“Claro que a experiência em publicidade e marketing ajudaram, mas precisei investir também em outras áreas que vão desde matemática financeira, habilidades de negociação e, o mais importante, capacidade de ouvir para ter compreensão verdadeira do que os nossos clientes desejam”, diz Alê Cavalcante. “Afinal, ao trabalhar com imóveis, estamos lidando, antes de tudo, com pessoas, com seus sonhos, desejos e aspirações”.

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