Pesquisa nacional aponta Maceió como capital de maior valorização de imóveis no último ano; entenda

Publicado em 14 de Jun de 2021

Uma das mais importantes pesquisas do mercado imobiliário brasileiro revelou que Maceió foi a capital do país com maior valorização de imóveis nos últimos 12 meses.

Segundo o índice Fipe Zap+ (realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP em parceria com o grupo Zap+, da OLX), os imóveis pesquisados em Maceió (com base em 4145 anúncios de vendas) tiveram uma variação positiva de 14,02% entre maio de 2020 e maio de 2021, maior índice de valorização entre as capitais pesquisadas este ano.

“É, de fato, uma valorização extraordinária nesse cenário pós-pandêmico”, diz o economista chefe do grupo Zap +, Danilo Igliori, que participou semana passada do Setorimob, evento online realizado em parceria pelas agências alagoanas Yellow Kite e Chama Publicidade. “Essa variação aponta um aumento de demanda muito acima do desempenho, inclusive, de outras capitais do Nordeste com potencial turístico e imobiliário”.

De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, a segunda capital do Nordeste a aparecer com maior índice de variação positiva, depois de Maceió, foi João Pessoa, com crescimento de 8,89%. O índice ainda aponta o crescimento em outras cidades como Fortaleza (4,07%) e Salvador (4,04%), 

Como a pesquisa é realizada com base em anúncios de venda de imóveis na capital, uma das principais hipóteses da valorização do último ano em Maceió teria relação com o deslocamento dos moradores dos bairros afetados pelo afundamento do bairro do Pinheiro e entorno para outras regiões. 

“A diminuição no número de lançamentos nos últimos anos, que baixou o estoque de imóveis no Estado, e a demanda adicional provocada pelo deslocamento de moradores dos bairros afetados pela subsidência, seriam os fatores que melhor explicariam esse aquecimento”, diz Marcelo Saldanha, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL). “Como a previsão de um aumento no número de lançamentos este ano deve repor parcialmente esse estoque, precisamos monitorar como essa tendência de valorização se manterá nos próximos meses”.


 



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved