Agências investem em ‘branding’ para alavancar marcas alagoanas

Agendaa 13 de maio de 2014

Palato, Fika Frio, Super Pizza, Casa Vieira, Lojas Guido, Abys, System Idiomas…

Nos últimos anos, Alagoas viu nascer uma série de empresas cujos nomes tornaram-se respeitados para além das fronteiras locais. Mas até onde essas marcas poderão ir sem uma boa estratégia de gestão da marca, que vá muito além dos anúncios publicitários?

Mais do que o marketing tradicional, a especialidade que faz hoje essa gestão é chamada de branding, nome oriundo da palavra marca em inglês (brand, cuja origem significa queimar) que remonta às primeiras marcações em animais ou produtos para identificar a origem de um produto.rox

Em Alagoas, algumas agências no Estado já vêm investindo na área para oferecer aos clientes consultoria e serviços para a gestão da marca de maneira global, da arquitetura da loja ao uniforme dos colaboradores, do logo ao padrão das cores de um cardápio de restaurante.  Esse é o caso, por exemplo, da Rox Branding, do publicitário Rafael Quintella, que desde 2010 vem tentando ‘catequizar’ o mercado local para a importância da área. “Apesar de muitas empresas ainda não estarem familiarizadas com o conceito de branding, elas terminam percebendo a importância desse trabalho no momento em que as ações são realizadas”, diz Quintella. “E, pouco a pouco, vão descobrindo o impacto positivo do branding em toda a organização”.

O publicitário, que realizou recentemente ações para clientes como a pizzaria Oba e a construtora Arcon, diz que boa parte do trabalho de branding não aparece para o público externo. “Não adianta trabalhar apenas a propaganda visível para o consumidor se o conceito da marca não for internalizado pelos colaboradores”, diz Quintella. Ele lembra que a marca de uma empresa se faz presente em todos os momentos, da postura da equipe no atendimento ao formato e facilidade no uso de um site de vendas online. “Por isso mesmo, mais do que criar um bom anúncio, a construção de uma grande marca requer desde o planejamento da usabilidade de um site a ações de motivação da equipe, para que o conceito da marca seja incorporado pelos colaboradores”.

Desde 2009, quando teve contato com a empresa Brandia Central, uma das maiores agências de branding de Portugal com presença na África e no Brasil, o publicitário alagoano decidiu apostar no novo nicho em Alagoas, mesmo sabendo que levaria um tempo para o mercado local perceber a importância de uma gestão mais global de suas marcas.        

liraPara o publicitário Almir Lira, da Lira Pub, ainda são poucas as empresas alagoanas que são realmente sensíveis à importância da gestão da marca para além dos anúncios publicitários. Ele cita como um bom exemplo entre seus clientes a construtora Humberto Lobo, que por meio de campanhas premiadas como “A Gruta Ama Você”, tem investido em um relacionamento da marca com a comunidade que extrapola o tradicional anúncio da venda de um produto. “Desde o início, a construtora percebeu a importância de ações da associação da marca a uma causa que vá além de uma venda a curto prazo, criando um elo com o público que valorizou todo um bairro”, diz Lira. “Mas ainda são raros os casos de grupos locais dispostos a investir para uma gestão holística da marca”.

De acordo com Quintella, da Rox Branding, independentemente da velocidade que as empresas locais estarão aderindo ao branding, ao menos uma coisa é certa: sem investimentos na área, as marcas de peso no Estado ficarão muito aquém do seu potencial.

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