Com lojas conceito e intervenções de arte urbana, Casa das Tintas renova marca de 37 anos de história

Publicado em 05 de Agosto de 2022

Fabrício Oliveria e detalhe da pintura na Praça Aloísio Branco (Bomba da Marieta): apoio a intervenções artísticas que dão cor à cidade


Quando o mineiro Ronaldo Oliveira decidiu abrir em 1985, no bairro do Poço, a primeira loja da Casa das Tintas, Maceió ainda era uma cidade pacata (com pouco mais de 400 mil habitantes, menos da metade dos mais de 1 milhão de hoje), sem nenhuma rede nacional de home center, nenhum shopping (o Iguatemi, atual Maceió Shopping, só abriria em 1989) e poucas marcas locais fortes que hoje só existem na memória – como “Casa do Colegial”, “Lojas Tenda”, entre outras.

Trinta e sete anos depois, a Casa das Tintas não apenas sobreviveu, como se expandiu para oito lojas (incluindo duas em Arapiraca), entrou no mercado do atacado acompanhando o boom da construção civil no Estado e renovou a marca com a abertura de novas lojas conceito, comércio eletrônico e campanhas inovadoras para valorizar o uso da cor em aliança com projetos que valorizam a identidade do Estado.

O processo de renovação da marca é fruto da gestão compartilhada dos fundadores da empresa (Ronaldo Oliveira e seu irmão, Geraldo Magela Oliveira, que veio acompanhá-lo no projeto em 1989), com os representantes da nova geração à frente do grupo.

Este é o caso, por exemplo, de Fabrício Oliveira, que tinha apenas três anos de idade quando o pai, Ronaldo, abriu a primeira loja. À frente do marketing da Casa das Tintas desde 2007, Fabrício, ao lado da prima Fernanda Oliveira, tem liderado ações ousadas na área que ajudaram a renovar a marca – e a se diferenciar do varejo tradicional do setor.

Entre estas ações, por exemplo, estão a abertura de lojas conceito com nova programação visual para que clientes e arquitetos possam visualizar opções variadas de cores e tonalidades (como a da Avenida José Lages), além de patrocínios de artistas locais em projetos que estão ajudando a espalhar arte e cor pela cidade.

Esse foi o caso, por exemplo, da recente parceria com a Prefeitura de Maceió para uma intervenção artística na Praça da Bomba da Marieta (oficialmente, Praça Aloísio Branco), no bairro do Poço. Assinada pela artista Elisa Gusmão, que comandou o trabalho ao lado de pintores profissionais, a praça foi totalmente revitalizada com mais de 400 litros de tintas doadas pela empresa (veja fotos abaixo). No passado recente, o grupo encampou também projetos como o painel artístico de 12 metros quadrados no bairro de Jaraguá, na histórica Rua Sá e Albuquerque, em parceria com a empresa Bio Extratus, elaborado por artistas como Suel, Joe Santos, Geoneide Brandão, Yara Pão e Rafael Santos. A marca também apoiou exposições individuais no ano passado de artistas alagoanos como Jasson, e fez parcerias com a artista visual Júlia Nogueira, criadora do ateliê Sertão Encantado, que percorreu cidades de Alagoas para produzir obras de arte em muros centrais destas localidades.

“Essas ações têm como missão não apenas projetar nossa marca, mas também apoiar intervenções de artistas que valorizam espaços urbanos das nossas cidades com arte e cor”, diz Fabrício Oliveira, à frente de uma campanha de valorização do uso das cores nas áreas urbanas da cidade. “Apesar do brasileiro e do alagoano terem como costume pintar quase todas as paredes de branco, essas ações e a experiência de nossa loja querem ajudar nossos clientes a descobrir como o bom uso de cores em projetos tem o poder de valorizar qualquer ambiente”.

O novo desafio do grupo, agora, é aliar a experiência física da loja, com novos espaços e expositores para receber melhor clientes e arquitetos, com o novo canal de comércio eletrônico da marca, desenvolvido após o desempenho recorde de vendas da marca durante a pandemia.

Para saber mais sobre a Casa das Tintas, clique aqui.





 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved