Fábrica de cerveja alagoana cria tour para transformar Estado em polo turístico da bebida

Agendaa 6 de agosto de 2018

Será que “o paraíso das águas” poderá, um dia, vir a ser conhecido também como “o paraíso das cervejas”?

Ao menos é a intenção da cervejaria alagoana Deodora que lançou, sábado passado (4), o projeto piloto de um tour cervejeiro para atrair turistas a conhecer o processo de elaboração das cervejas da marca com visitas guiadas à fábrica (no distrito industrial Luiz Cavalcante), seguindo a tendência de cidades turísticas do país como Gramado, Petrópolis, entre outras.

“A ideia é consolidar Alagoas como um polo cervejeiro e oferecer uma alternativa de passeio ao turista que quer conhecer mais sobre o universo da cerveja”, diz Lara Nono, diretora de marketing da Deodora. “Para isso, buscamos apoio de entidades como o Maceió Convention Bureau e já estamos nos reunindo com as outras marcas de cerveja locais para criar um tour que consolide o Estado com um produtor de alta qualidade”.

Há cerca de um ano e meio, a fábrica da Deodora (antiga Cevada Pura) já abria suas portas para visita agendada de grupos de estudantes universitários. A partir deste mês de agosto, contudo, a fábrica irá reservar, inicialmente às sextas e sábados, horários para receber grupos de turistas. “Sabemos que o turismo de experiência é uma tendência mundial e, com base na experiência que temos e na demanda de visitantes, acreditamos que seja possível fomentar essa modalidade de turismo em Alagoas”, diz Lara.

Ainda que o desafio de levar um turista ao distrito Luiz Cavalcante não seja tarefa simples, a iniciativa da Deodora pode ser o pontapé para despertar a necessidade de Maceió contar com um circuito local de turismo de experiência voltado não apenas para o potencial das cervejas de qualidade e outras bebidas locais como as cachaças alagoanas, mas também uma série de produtos artesanais ou oriundos de outras empresas inovadoras e da economia criativa do Estado.

Para facilitar a criação desse circuito, bem que a Prefeitura e o Governo do Estado poderiam se unir e traçar um plano concreto de incentivos para que o bairro do Jaraguá, por exemplo, se tornasse um polo de marcas alagoanas de inovação e economia criativa da capital. Um polo onde startups, empresas de tecnologia, cervejarias e cachaçarias de marcas locais, ateliês de arte popular e museus fizessem parte de um mesmo cenário no qual o turista experimentasse o que Alagoas tem de melhor.

Até lá, ao menos a Deodora já está fazendo sua parte.