Como os jogos da Série A em Maceió podem impactar o turismo de Alagoas? Entenda aqui

Agendaa 3 de abril de 2019

Em todo o Brasil, pesquisas do Ibope e do Datafolha estimam que só as cinco maiores torcidas do país (Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco) somam mais de 100 milhões de torcedores.

Ou seja: com a ascensão do CSA à série A do Brasileirão, cada uma das 19 partidas do azulino em casa (de um total de 38 rodadas) colocará Alagoas não apenas na vitrine do evento esportivo de maior audiência na televisão brasileira, como deve atrair ao Estado uma parcela desses torcedores para acompanhar seus ídolos no Trapichão.

Qual o impacto que o ingresso do CSA à série A pode ter no turismo alagoano?

“Apesar de não termos um histórico para quantificar esse impacto, o evento deve, sim, impulsionar malha aérea e taxas de ocupação hoteleira”, diz Glênio Cedrin, diretor do Maceió Convention Bureau e fundador da rede de hotéis Tropicalis. “Como o calendário da Série A vai do final de abril ao início de dezembro, o evento é uma excelente oportunidade para impulsionarmos o movimento de visitantes nos meses tradicionalmente de baixa temporada”.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH- AL), Milton Vasconcelos, o evento tem a vantagem de movimentar vários segmentos do setor. “De um lado, você tem a demanda de hospedagem dos grandes times nacionais que, em geral, escolhem os hotéis de alto padrão”, diz Milton. “Do outro, você terá um influxo de turismo regional vindo de Estados vizinhos para torcer não apenas por seus clubes locais, como também pelas grandes equipes do Rio e São Paulo que sempre tiveram um número grande de torcedores no Nordeste”.

Ainda de acordo com o presidente da ABIH, é importante também saber aproveitar melhor a mídia espontânea que o campeonato vai gerar para o destino. “Em eventos como esse, os atletas hospedados viram personagens de matérias televisivas e postagens em redes sociais que também costumam abordar a cultura e outros atrativos do destino”, diz Milton, sugerindo inclusive que a marca do Governo de Alagoas, um dos apoiadores do time, tenha como lema um dos temas da campanha de turismo do Estado. “Precisamos aproveitar cada centímetro para promover nosso Estado”, diz o hoteleiro que, apesar de se confessar regateano, torce para que o turismo tire o melhor proveito da ascensão do clube rival.