Novas lideranças do turismo assumem setor em momento chave para consolidação do “destino Alagoas”

Publicado em 17 de Fevereiro de 2022

Milton Vasconcelos, do Maceió Convention, André Santos, da ABIH-AL, e Eutímio Júnior, da Abrasel-AL: novas lideranças terão papel decisivo em momento de expansão do turismo no Estado

 

Não, não foi por acaso (ou por um trabalho de poucos anos) que Alagoas se consolidou como um dos destinos turísticos mais desejados no país - como prova, por exemplo, a mais recente sondagem no site de viagem Decolar, que apontou Maceió como o destino mais procurado por visitantes na plataforma.

Dos pioneiros do setor dos anos 1970 e 1980 do século passado ao recente boom que atraiu grandes grupos (como a rede hoteleira portuguesa Vila Galé, em Barra de Santo Antônio), a união das lideranças do segmento foi decisiva para manter e fortalecer a rota de expansão do setor, independentemente das mudanças e disputas políticas no Estado.

“Foi exatamente essa união e articulação entre o setor público e privado construída ao longo dos anos pelas gerações anteriores, e continuada pelas atuais, que fez com que o nosso segmento ganhasse destaque e visibilidade nacional entre as escolhas dos turistas”, diz Milton Vasconcelos, que assume pela primeira vez a presidência do Maceió Convention & Visitors Bureau. “Nesse momento de expansão, com o desembarque de novas redes e a projeção de novas rotas e destinos no Estado, essa união vai ser ainda mais decisiva para que possamos crescer de forma sustentável”.

Com mais de 9 novos hotéis prestes a serem inaugurados no Estado somente este ano, um dos principais desafios do segmento será manter não apenas alta a taxa de ocupação, como também o valor da diária. “Não adianta focarmos apenas nos dados da taxa média de ocupação se houver uma queda no valor médio da diária que afete a saúde financeira dos empreendimentos”, diz André Santos, reeleito para a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL). “Se hoje Alagoas já é um destino popular e conhecido no Brasil, nosso desafio agora é agregar mais valor a esse destino oferecendo infraestrutura e serviços que melhorem a experiência dos visitantes”.

Como um dos setores que mais agregaram valor ao destino Alagoas foi, nos últimos anos, a gastronomia, o atual presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), José Eutímio Brandão Júnior, também participou da posse coletiva de entidades. “Como Alagoas é um destino turístico por vocação, nosso segmento tem uma interdependência direta com o fluxo de visitantes em nosso Estado”, diz Eutímio. “Daí a importância da Abrasel Alagoas trabalhar ao lado de todas as entidades que fomentam essa cadeia”.

Em Alagoas, estima-se em mais de 20.000 o número de empresas envolvidas com turismo, com geração de mais de 25.000 empregos diretos – e mais do que o triplo em indiretos. 

“De certa forma, a paralisação das atividades do setor durante a pandemia demonstrou, na prática, a força de toda a cadeia do turismo para a economia e geração de empregos em Alagoas”, diz a ex-secretária estadual de turismo, Danielle Novis, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau. “E, mais uma vez, a união e articulação das lideranças do setor em Alagoas foi decisiva não apenas na crise, mas principalmente nesse momento de expansão e abertura de novos hotéis”.

Além dos novos presidentes do Maceió Convention & Visitors Bureau, da ABIH-AL e da Abrasel-AL, o evento deu posse ao novo presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-AL), Samuel Silva, ao presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), Marcelo Marques, e ao presidente do Sindicato das Empresas do Turismo (Sindetur-AL), Afrânio Lages – um dos pioneiros do setor no Estado, que promoveu o turismo no Estado desde o tempo em que trabalhava no extinto hotel Beira Mar, na Praia da Avenida, quando o resto do Brasil começou a descobrir o destino Alagoas.




  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved