Restaurantes e bares móveis invadem ruas de Maceió

Agendaa 18 de dezembro de 2013

A comida de rua de Maceió começa a ganhar diversidade e sofisticação com o desembarque  das food trucks – vans adaptadas que se transformam em restaurantes em pontos movimentados da cidade (enfim, uma versão mais estilizada dos antigos ‘passaportes’).

Movimento de peso em capitais dos Estados Unidos e da Europa, a tendência ganhou recentemente impulso no Brasil com a aprovação de uma lei para regulamentar esse mercado em São Paulo.

Em Maceió, um dos pioneiros foi o Itynerantys – espécie de bar-kombi que percorre os pontos mais badalados da cidade desde 2012 –, mas agora vem se diversificando com o desembarque de restaurantes móveis de massas, sopas e caldos e até de comida japonesa.

Esse é o caso dos sócios (e noivos) Ticiana Figueiredo e Marcelo Braga, que decidiram apostar em uma temakeria após voltarem do Canadá, onde a presença da gastronomia de rua já era forte. Apaixonados pela culinária japonesa, eles inicialmente pensaram em investir em um restaurante fixo, mas mudaram de ideia após conhecer melhor as vantagens e os custos de abrir um food truck.

“A mobilidade para ir até onde o cliente está é, sem dúvida, um grande atrativo”, diz Ticiana. “Em uma van adaptada é possível ter tudo que se tem em uma cozinha de restaurante, mantendo o mesmo padrão de higiene”.  Para não usar energia com ligações clandestinas, ela diz que a van conta com sistema próprio de energia solar.

Inaugurada no dia 20 de novembro, a Tmaki Express funciona à noite e fica geralmente estacionado próximo ao G Barbosa do Stella Maris, se deslocando quando há um grande evento na cidade.

_galeria_aqui_