Levantamento exclusivo revela faturamento de comércio eletrônico em Alagoas na pandemia; confira
Publicado em 10 de Jul de 2020
Sim, o comércio eletrônico cresceu em todo o Brasil e no mundo durante a pandemia.
Mas, quanto foi, em números, o crescimento aqui em Alagoas?
Segundo pesquisa solicitada por AGENDA A ao Movimento Compre & Confie, especializado em relatórios da área de e-commerce, entre 25 de fevereiro a 23 de junho, os pedidos online em Alagoas cresceram 115,4% quando comparados com o mesmo período do ano passado.
Em faturamento, o salto foi de 108,7%.
Ou seja, tanto o número de pedidos quanto o faturamento no comércio eletrônico mais que dobraram nesse período de restrições e isolamento social.
Ainda segundo a pesquisa, o número total de pedidos online registrados no período em Alagoas foi de 709,6 mil e o faturamento do setor no Estado foi de R$ 364,9 milhões de reais.
Apesar de os dados não informarem qual parcela desse faturamento foi destinada a redes de varejo e comércio em Alagoas, a corrida de última hora das marcas locais para estruturar plataformas de comércio eletrônico (ou usar plataformas de outros grupos) indica que a quase a totalidade dessas transações foi realizada via as grandes cadeias de varejo nacionais e até internacionais.
“Um dos legados dessa pandemia foi ter despertado as marcas locais para a importância de estruturarem suas operações para o comércio eletrônico”, diz Carlos Lima Junior, da ID5, agência digital especializada em Marketing Digital. “Não apenas aqui em Alagoas, mas no Brasil e no mundo, quem não estava preparado para as transformações que o mundo digital exige está procurando se organizar rapidamente para atender os seus clientes por esses canais.
Esse é o caso, por exemplo, da rede alagoana de supermercados Unicompra que, apesar de ter se programado para vendas online há mais de um ano, teve que acelerar a implantação da operação durante a pandemia. Após iniciar o processo de vendas via canais como WhatsApp, a rede investiu em um sistema de comércio eletrônico que entrou no ar experimentalmente há mais de 20 dias e deve ser lançado oficialmente nos próximos dias. “Durante a pandemia, aceleramos o processo de implantação para oferecer uma ferramenta robusta e confiável para os nossos clientes com uma diversidade de produtos que superará os 20 mil itens”, diz o diretor de marketing da rede Rusijânio Lúcio, mais conhecido pelos colegas pelo apelido de “titio”.
Outras redes locais no segmento do varejo premium, como o Palato, não apenas investiram em tempo recorde na oferta de produtos no seu e-commerce, como na criação de ferramentas como uma assistente virtual (chamada Lis) para auxiliar na inclusão daqueles que não têm afinidade com as plataformas digitais. “Mais do que ampliar a oferta de produtos no e-commerce, tivemos a preocupação de fazer com que a venda online se tornasse um complemento da experiência de compra física em nossas lojas”, diz João Acioly, à frente da área de comunicação e marketing do Palato, que diz que vendas via essas ferramentas têm crescido 50% a cada mês desde o início da pandemia.
VEJA OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
- Dois gigantes do atacarejo brasileiro disputam terreno do Parque da Pecuária em Maceió; entenda
- Por que Luiza Helena Trajano escolheu Maceió para iniciar sua “Caravana Magalu”
- Alagoano comanda em Fortaleza transformação de um dos maiores centros de confecções do Nordeste
- Maior aceleradora de franquias do país terá braço em Maceió como frente de expansão no Nordeste
Mais lidas
-
Com valorização de 25%, Cruz das Almas recebe projeto da construtora Fortex que revoluciona áreas comuns
-
Marcas Youcom e norte-americana Carter´s abrem primeiras lojas em Alagoas
-
Sede do maior polo de hospitais do Estado, bairro da Gruta se valoriza e atrai novos empreendimentos
-
“Netflix da moradia”: Telesil Mais lança primeiro edifício de AL com startup de aluguel por assinatura
-
Sebrae Alagoas lança edital de R$ 500 mil para eventos de Economia Criativa; inscrições aqui
-
Por que Luiza Helena Trajano escolheu Maceió para iniciar sua “Caravana Magalu”
-
Resorts e pousadas de Alagoas estão entre os melhores do Brasil e do mundo em site internacional
-
Um dos maiores grupos de alimentos do país confirma data da inauguração de fábrica em Alagoas
-
Negócios de futuro: especialista abre nesta quinta evento gratuito do Sebrae-AL sobre tendências
-
Cineasta alagoano leva troféus de ouro e bronze em um dos maiores prêmios mundiais de publicidade