Guerra do Atacarejo em AL: grupo GPA inaugura nova unidade nesta sexta em Maceió

Publicado em 17 de Dezembro de 2020

Belmiro Gomes, presidente nacional do Assaí Atacadista: abertura da segunda loja em Maceió, já com planos para a terceira

É uma briga de gigantes que vem invadindo os terrenos à beira das grandes avenidas de Maceió. 

Desde que o formato atacarejo (que mistura atributos do atacado com varejo) conquistou novos segmentos de público em meio à crise em todo o Brasil, grandes grupos como Carrefour e Pão de Açúcar passaram a disputar, lado a lado, também o consumidor alagoano. 

Nesta sexta (18), o grupo GPA (antigo Grupo Pão de Açúcar) inaugura em Maceió, na Avenida Durval de Góis Monteiro, sua segunda loja na capital da bandeira Assaí Atacadista -- e a terceira do Estado, já que o grupo abriu uma unidade em Arapiraca em dezembro de 2018. 

Com mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova loja da bandeira Assaí contou com investimento de R$ 43 milhões e está instalada em área quase vizinha à unidade da marca rival Atacadão, do grupo Carrefour, que também possui duas lojas em Maceió e uma em Arapiraca.   

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho obtido em Alagoas desde a instalação da nossa primeira unidade, há quase oito anos”, disse Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista. “Como ela já estava atualmente com capacidade aquém da demanda, estamos muito otimistas com mais essa aposta no mercado alagoano”.  

Ao menos até agora, o otimismo tem sido sustentado pelos números. Em ano de pandemia, as vendas de atacarejo da marca Assaí cresceram 33,4% no país no terceiro trimestre, impulsionadas, ainda mais, em Estados pobres como Alagoas, pela injeção do auxílio emergencial.

Com a previsão do fim do auxílio no próximo ano, será que esses números se manterão? 

“Claro que nos preocupamos e monitoramos o impacto de mudança da renda em cada região, mas a loja que estamos inaugurando nesta sexta em Maceió foi planejada muito antes do início da pandemia”, diz o presidente do Assaí Atacadista. “E, de acordo com nosso planejamento, nossa intenção é abrir ainda uma terceira loja em Maceió”. 

Questionado sobre previsão de abertura e local, Belmiro diz que, se tudo correr bem, dentro de até dois anos. Quanto ao local: “Como já estamos em fase de negociação, não posso falar”, diz o presidente da divisão de atacarejo que já responde por 50% de todas as vendas do grupo GPA e, de tanto crescer, deve se tornar em breve uma empresa desmembrada do grupo listada independentemente na Bolsa de Valores.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved