Marca alagoana de pescados chega ao varejo de outros Estados e vira referência em restaurantes

Publicado em 11 de Março de 2022

Grupo que nasceu há mais de 30 anos investiu em frigorífico e conquistou supermercados e redes de restaurante no Nordeste 


 

Em 2017, um dos grupos pioneiros na produção de tilápia em Alagoas no Rio São Francisco, com sede na cidade de Piranhas, decidiu investir num frigorífico próprio para beneficiar e embalar o filé de tilápia (e outros formatos, como carne moída do peixe) por meio de uma marca própria com força para competir regionalmente no varejo com os grandes grupos do país. 

Nascia, assim, a Cia dos Frios, marca alagoana de pescados que, em pouco mais de quatro anos, conquistou espaço nas prateleiras dos supermercados locais e vem ganhando destaque como fornecedor de restaurantes de peso no Estado, como Divina Gula, Janga e outras redes de estados vizinhos como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia.

“Nossa principal meta é sermos reconhecidos como referência em qualidade na produção de tilápia na região”, diz Luiz Lavenére, que há mais de 30 anos foi pioneiro na introdução da criação de tilápias em tanques-rede no Rio São Francisco, no município de Piranhas, onde está a sede da companhia. 

Com uma produção mensal de cerca de 400 toneladas do peixe, da qual quase metade já é beneficiada e embalada com a marca Cia dos Frios, o grupo conquistou espaço em grandes redes de varejo do Estado (como, por exemplo, o grupo Unicompra) e agora se prepara para fechar negociações com grandes redes nacionais.

“Como a tilápia é muitas vezes comercializada como uma espécie de commodity, como se todas fossem iguais, nosso esforço é mostrar as características diferenciadas da nossa produção”, diz Lavenere.

Entre as características da tilápia produzida em tanques-rede no São Francisco, por exemplo, estaria a ausência do chamado off-flavor (sabor típico terroso em peixes derivado do contato com alguns tipos de microalgas encontradas mais comumente em tanques escavados).

Para que essa diferença de qualidade e sabor seja, de fato, percebida pelo consumidor, a Cia dos Frios tem feito um trabalho de divulgação com restaurantes e chefs locais. “É muito gratificante podermos contar com esse padrão de qualidade produzido aqui em Alagoas”, diz o chef Vitor Generoso, do Divina Gula, que gravou para o Instagram da marca uma receita de Tilápia com crosta de castanha, acompanhada de purê de banana da terra e farofa de bacon.

De acordo com Ib Aldeia, gerente comercial do grupo, esse reconhecimento tem sido essencial para projetar a marca alagoana não apenas nos estabelecimentos do Estado, mas também de Estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde os produtos já começam a ser fornecidos para redes de restaurantes importantes no Nordeste.

“Sabemos que, para ocuparmos um espaço de referência de qualidade no Nordeste, devemos começar primeiro consolidando essa percepção em nosso próprio Estado e Estados vizinhos para depois chegarmos a outras regiões”, diz o gerente comercial, mostrando que a tilápia genuinamente alagoana está prestes a nadar para outros mercados.




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