Cerveja alagoana envelhecida em barril de cachaça é eleita a melhor artesanal do país
Publicado em 08 de Novembro de 2019
Ela ainda nem foi lançada e já foi eleita a melhor cerveja artesanal em um dos mais importantes concursos cervejeiros do Brasil e da América Latina.
Nesta quinta (7), em Porto Alegre, uma amostra da cerveja Barley Wine, produzida pela cervejaria alagoana Hop Bros, levou não apenas a medalha de ouro na categoria “Wood and Barrel-Aged” (envelhecida em barricas de madeira) como conquistou também a medalha de ouro na categoria “Best of Show” – ou seja, a melhor do concurso - entre 1450 amostras de cervejas de sete países.
A Barley Wine (em tradução literal, vinho de cevada) tem esse nome por ser um estilo de cerveja do tipo “strong ale” originado na Inglaterra com teor alcoólico de 8% a 12%, semelhante ao do vinho. A Barley Wine da alagoana Hop Bros, que tem teor alcoólico de 10%, usou em sua composição ingredientes ingleses (malte, lúpulo e até a levedura) e continua a maturar em barricas de carvalho francês usadas no passado para envelhecer uma linha especial de cachaças da marca alagoana Gogó da Ema. Como resultado, a cerveja ganha aromas que vão da baunilha (típica do carvalho francês) a notas de cachaça envelhecida.
De acordo com a Hop Bros, a Barley Wine só deve chegar ao mercado em março do próximo ano em série limitada (e numerada) de apenas 300 garrafas (no formato champanhe, de 750 ml, com rolha). “Estamos extremamente felizes e orgulhosos em mostrar que Alagoas pode produzir algumas das melhores cervejas do país e da América Latina”, diz Rodrigo Inojosa, sócio da Hop Bros.
Além da Barley Wine, outro rótulo da Hop Bros levou a medalha de prata na categoria “Fruitbeers” (cervejas frutadas) com a série experimental “All Of My Love” (que leva hibiscus, amoras e framboesa). Na mesma categoria, quem levou medalha de ouro foi outra cerveja produzida em Alagoas: a Enxerida, da Parêa cervejaria, lançada em outubro passado e comandada por duas mulheres: as sócias Magda de Barros e Karla Andrade.
Essa não é a primeira vez que Alagoas leva o prêmio “Best of Show” na Copa Poa de Cervejas. Na primeira edição do evento, em 2017, o rótulo English Serelepe Brasileira, da cervejaria alagoana Caatinga Rocks, também foi eleita a melhor artesanal do concurso composto por um juri de especialistas do Brasil e do exterior.
VEJA OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
- Cervejaria lança rótulo com mel produzido no Sertão alagoano; saiba mais aqui
- Cerveja solidária: rótulo premiado de AL oferece 1 litro por 3 kg de alimentos; veja como trocar
- Cerveja alagoana em casa: marcas locais apostam em delivery na quarentena; veja opções e valores
- Cerveja alagoana é premiada em Blumenau em concurso com mais de 3200 rótulos
-
São João no cinema: festival de filmes franceses chega a Maceió com 17 obras inéditas
-
Ponta Verde ganha bar de praia (com samba e feijoada) da marca alagoana Caatinga Rocks
-
Dois escritores alagoanos lideram lista da Folha de S. Paulo de “200 livros para entender o Brasil”
-
Neste sábado: musical premiado “As Cangaceiras” faz apresentação única no Teatro Gustavo Leite
-
Alagoas tem cinco finalistas em um dos maiores prêmios da gastronomia do Brasil; vote aqui
-
Será que o Arte Pajuçara terá o mesmo fim do extinto São Luiz?
-
Queen ao piano: músico curitibano traz show ao Deodoro dedicado à banda inglesa; veja data e valores
-
Nesta terça: Jazz volta a Maceió com retorno do maior evento de música instrumental de Alagoas
-
“Mundaú”: game ambientado em Maceió pós-apocalíptica libera primeiras imagens; confira aqui
-
Marisa Monte volta a Maceió com turnê “Portas”; confira data, local e valores