Gim alagoano: marca tradicional de cachaça no Estado produzirá novo destilado ainda este ano

Agendaa 4 de junho de 2021

A Caraçuípe, uma das mais tradicionais e premiadas marcas de cachaça produzidas em Alagoas, investiu em novos equipamentos para iniciar ainda no segundo semestre deste ano a produção de outro destilado, o gim, bebida à base de zimbro e outras especiarias cujo consumo tem crescido exponencialmente no país.

“Estamos usando toda nossa experiência em destilaria para produzir um gim de excelência produzido totalmente em Alagoas”, diz Renato Coutinho, sócio fundador da Caraçuípe, que produz também os rótulos da marca Escorrega. De acordo com Coutinho, a destilaria produzirá três rótulos da bebida com graduações alcoólicas e estilos diferentes: uma com aromas mais cítricos, uma mais floral e uma com aromas mais acentuados de especiarias. “Estamos desenvolvendo os rótulos ainda, mas posso adiantar que as três versões serão inspiradas em três biomas diferentes de Alagoas”, diz Coutinho.

Para a produção do destilado, a empresa adquiriu alambiques específicos para a produção de gim de acordo com o método inglês que contam com reservatórios para infusão dos ingredientes, os chamados “botânicos”, folhas e raízes de plantas que liberam óleos especiais e dão aromas e sabores únicos à bebida.

Apesar de ter mais de 60% da produção de sua cachaça vendida em outros Estados (sendo o vizinho Estado de Pernambuco o maior consumidor depois de Alagoas), o sócio fundador da marca diz que o foco inicial da venda do gim será o mercado alagoano. 

“Assim como se deu com nossas cachaças, nossa estratégia é atender com excelência o mercado alagoano para depois conquistarmos outros mercados”, diz Coutinho, enquanto desenvolve os detalhes finais dos rótulos e já estuda um novo projeto arquitetônico para ampliar o espaço do centro de visitação na sede em Campo Alegre, a pouco mais de 100 quilômetros de Maceió.