Como Nide Lins, que lança nova edição do seu guia, mudou o status da gastronomia popular alagoana
Publicado em 21 de Fevereiro de 2022
Nide Lins e nova edição do seu guia: ela deu nome e endereço a empreendedores quase anônimos que fazem a riqueza da gastronomia alagoana
Eles não são badalados, não costumam ser convidados para eventos sociais ou realities de gastronomia na TV – e provavelmente continuariam anônimos não fosse pelo trabalho de apuração (e degustação) da jornalista alagoana Nide Lins.
Sim, além dos grandes chefs e restaurantes de Alagoas que conquistaram projeção nacional nas últimas décadas (elevando junto a projeção do turismo do Estado), centenas de pequenos empreendedores da chamada gastronomia popular ganharam mais visibilidade (e clientes) após o lançamento do Guia da Gastronomia Popular Alagoana, cuja terceira edição (com dicas e fotos inéditas) será lançada nesta segunda, a partir das 15h, no Arquivo Público (veja serviço abaixo).
Num momento em é moda celebrar a economia popular e circular, Nide gasta sola circulando por bairros da capital, cidades do interior e até correndo atrás de ambulantes em busca de tesouros da gastronomia popular para compartilhar semanalmente em seu blog – onde todos aparecem lado a lado de chefs e restaurantes consagrados do Estado, sem distinção ou preconceitos.
Entre as 100 dicas de botecos, bares e ambulantes desta edição, há desde opções clássicas de caldinhos, pastéis, feijoadas e sanduíches, como algumas raras e curiosas iguarias: doces de jaca cristalizados feitos pelas alagoanas Ione Silva e Aurelina Maria, a Lela (produzidos sob encomenda em Porto de Pedras, pág. 110 do guia), licor de Rosas do Quiosque da Tia Dora (Doralice Maria da Silva, em Água Branca, pág. 180), a Peixada da Leidinha, na beira da Lagoa de Jequiá (preparado por Josileide Marcelino, apenas para quem faz o passeio de barco, pág. 170), a Buchada que pode vir acompanhada com cabeça de bode do Vavá (Lorisval de Oliveira Brito, em Arapiraca, pág.80) e até especialidades sazonais, como tanajura com farinha, no Bar do Frazo (apelido de Flávio Buarque de Lira), em Porto Calvo.
Cada dica, claro, vem acompanhada do contato do proprietário - incluindo as formas aceitas de pagamento (agora ainda mais fáceis no mundo pós-pix).
Com prefácio do jornalista Zeca Camargo, um dos fãs do trabalho de Nide (que fez questão de vir pessoalmente ao lançamento na tarde desta segunda), a nova edição do Guia da Gastronomia Popular foi impressa pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal).
“Uma pessoa não se torna uma referência assim por acaso. Todas suas indicações, como fui conhecendo ao longo de uma amizade já de alguns anos, são preciosas e precisas”, escreve Zeca Camargo no prefácio. “Nide sabe onde está o sabor, qual o caminho para explorar novos aromas, texturas – enfim, ela entende de como a gastronomia alagoana pode evoluir e ampliar o espaço que já conquistou no cenário nacional”.
Com a nova edição do guia das mãos, cabe agora aos leitores alagoanos encontrar, saborear e fortalecer ainda mais os empreendedores alagoanos que fazem a riqueza gastronômica do Estado.
Serviço
Lançamento da 3a edição do “Guia de Gastronomia Popular Alagoana” (EdUneal)
Data e local: 21 de fevereiro, das 15h às 21h/ Arquivo Público de Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, s/n – Jaraguá)
Onde comprar: livraria virtual @quilombada/ com Sebastião pelo telefone (82) 98155-9787. O preço do livro é R$ 50 + taxa de entrega de acordo com a localização (aceita-se cartões de crédito, débito e pix).
VEJA OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
- Pizzas, paninis e vinho: Palato Praia inaugura restaurante com massas de fermentação natural
- Empreendedor escolhe Maceió para lançar sorveteria no estilo “custard” norte-americano
- Com decoração alagoana, Picuí abre primeiro restaurante em São Paulo; confira data e local aqui
- Com bar e varanda-lounge, Palato inaugura centro gastronômico com vista para o mar; veja imagens
-
Queen ao piano: músico curitibano traz show ao Deodoro dedicado à banda inglesa; veja data e valores
-
Nesta terça: Jazz volta a Maceió com retorno do maior evento de música instrumental de Alagoas
-
“Mundaú”: game ambientado em Maceió pós-apocalíptica libera primeiras imagens; confira aqui
-
Marisa Monte volta a Maceió com turnê “Portas”; confira data, local e valores
-
Pizzas, paninis e vinho: Palato Praia inaugura restaurante com massas de fermentação natural
-
Nesta quinta: publicitário alagoano lança livro coletânea de frases instigantes durante pandemia
-
Com trilha de Carlinhos Brown, novo espetáculo de dança de Deborah Colker chega a Maceió
-
“Cinefolia”: com ingressos a R$ 10, Arte Pajuçara tem maratona de filmes no Carnaval
-
Cineasta que fez filme sobre Delmiro Gouveia em Alagoas morre aos 83 no Rio de Janeiro
-
Indicado ao Oscar de melhor filme, Licorice Pizza estreia em apenas uma sala em Maceió