Ensaio fotográfico dá vida a esculturas de artista alagoano e ganha exposição em galeria online

Agendaa 15 de agosto de 2021

Obras de Mestre Paulo (acima) ganham vida em exposição “Metamorfose” do publicitário e fotógrafo Ramatis Costa (abaixo)

 

No final de 2019, ao voltar de uma reunião no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, o publicitário e fotógrafo Ramatis Costa (à esquerda), da Six Propaganda, não conseguiu desviar o olhar de uma série de 40 esculturas de animais montadas com suporte de metal do artista alagoano Mestre José Paulo (abaixo) na exposição “Arca Zoomórfica”.

“Fiquei tão impactado com as esculturas que logo imaginei aquelas criaturas de metal vivas e em movimento pela cidade”, diz o publicitário-fotógrafo. Após conversar com o artista, Ramatis teve a ideia de iniciar o projeto do ensaio fotográfico “Metalmorfose”, pré-selecionado para a mostra “Paraty em Foco”, uma das mais importantes do país, e exposta na plataforma online de São Paulo Blombô, referência nacional em marketplace de obras de arte.

“Espero que o ensaio também gere mais atenção, reconhecimento e valor à obra de Mestre Paulo”, diz Ramatis, que tem 11 fotografias do ensaio à venda na plataforma especializada em fotografia, design, artes plásticas e antiquariato (com lucro da venda dividido com o artista).

Nas fotos do ensaio, as criaturas de Mestre Paulo interagem não apenas com companhias ilustres (ao lado, por exemplo, da estátua de Graciliano Ramos, na Pajuçara), como aparecem em diversos outros locais e situações, de açougues à faixa de pedestre em ruas na capital. 

Apesar de ter trabalhado boa parte da vida em canaviais e só recentemente ter começado a expor seu trabalho, Mestre Paulo começou a se interessar por esculturas ainda na infância, na Fazenda Bonito, em Chã Preta, município de Alagoas. “Ele fazia pincéis com gravetos e pelos de rabo de cavalo para pintar santos das casas da vizinhança”, disse uma das curadoras da exposição no Diteal, Alice Barros, durante a divulgação da exposição em 2019.  “Em troca, recebia ovos, pintos e galinhas para ajudar a sustentar a casa, sem saber que ele já fazia arte”.

Com a exposição das fotos das esculturas na Galeria Blombô (que, em breve, deve vender também esculturas do mestre) e a pré-seleção na mostra Paraty em foco, a arte de Mestre Paulo, finalmente, tem a chance de ser mais reconhecida dentro e fora de Alagoas.

Veja mais fotografias do ensaio abaixo – e no site da Blombô aqui.