Arte alagoana em Miami: obras de 13 artistas do Estado invadem galeria em semana de arte e design

Publicado em 01 de Dezembro de 2021

Espaço da Galeria Pinta Miami e cadeira do artista alagoano Jasson, de Belo Monte: em busca do mercado internacional 

 

“Alagoas - the brazilian artisanal soul” (em tradução livre, Alagoas, a alma do artesanato brasileiro).

Esse é o título da exposição que será aberta nesta quarta, 1° de dezembro, na Galeria Pinta Miami, referência em arte da América Latina, durante a semana de arte e design em Miami, a Art Basel.  

Patrocinada pelo projeto “Alagoas Feita à Mão”, do governo de Alagoas, a exposição levará 23 obras de 13 artistas locais com objetivo de aumentar a visibilidade da produção local no mercado internacional de arte e artesanato.

“A exposição não apenas reforça a presença dos artistas de Alagoas aqui nos Estados Unidos, onde já existe um mercado de compradores, como também é uma janela para negociantes de arte do mundo inteiro, já que essa edição de Miami é uma das mais importantes e atrai interessados do mundo inteiro, incluindo representantes do mercado árabe, chinês e europeu”, diz o designer Marco Aurélio Pulchério, fundador da Marco 500, empresa com sede em São Paulo que há mais de 25 anos é especializada na comercialização de obras de arte e design brasileiro, incluindo peças de Alagoas.

Ainda segundo Pulchério, que é um dos organizadores da mostra ao lado do designer alagoano Rodrigo Ambrósio, a arte popular alagoana sempre teve uma boa aceitação e reconhecimento entre os especialistas. “Por sua originalidade e identidade muito bem marcada, a arte popular alagoana, que já é bem conhecida no Brasil, já teve algumas peças comercializadas nos Estados Unidos, mas ainda de forma muito tímida”, diz Pulchério. “E a exposição tem como missão ampliar esse mercado”.

Para reforçar o apoio à comercialização, o projeto terá como agente comercial em Miami a lojista e galerista Roberta Schilling, que já atua como ponte entre artistas e designers brasileiros na cidade norte-americana.

As 23 obras expostas incluem peças de madeira, mobiliário e esculturas de artistas da Ilha do Ferro e de outros povoados em Pão de Açúcar, como Mestre Aberaldo, Lucas, Clemilton, Boró e Zé Crente, o artista Jasson, de Belo Monte (que teve uma de suas cadeiras expostas no Salão Internacional do Móvel de Milão), o artista Ismael de Dedé (filho de Antônio de Dedé), de Lagoa da Canoa, com seu bancos de bichos e figuras humanas), os artistas de cerâmica de Capela, com nomes já conhecidos como Sil, sua irmã Adriana e Cláudio, as famosas “cabeças” da mestre e patrimônio vivo Dona Irinéia, do povoado de Muquém, em União dos Palmares, e as esculturas de animais em madeira de André da Marinheira, herdeiro do talento do pai, Manoel da Marinheira, mestre da arte popular alagoana, e o artesão em madeira Chico Cigano, da cidade de Batalha.

Segundo a gerente do “Alagoas Feito à Mão”, Daniela Vasconcelos, coordenadora do projeto vinculado à secretaria de Desenvolvimento e Econômico e Turismo do Estado, a exposição na Galeria Pinta Miami é um marco na valorização dos artistas locais. “Após participações em eventos nacionais importantes, como a Semana de Design de São Paulo, e a Semana Criativa de Tiradentes, a exposição na semana de arte e design de Miami segue nosso planejamento de dar visibilidade e atrair o olhar de agentes no mundo do design, arquitetura, urbanismo, arte e artesanato para a produção artesanal e a arte popular de Alagoas”, diz Daniela, que reforça que todas as obras expostas foram compradas dos artistas pelo Governo do Estado. 

Confira algumas das peças expostas abaixo e no site da galeria aqui.

 

Serviço

Exposição: ALAGOAS - The Brazilian Artisanal Soul

Quando: 1 a 5 de dezembro

Onde: DESIGN MIAMI, Galeria Pinta Miami, 225 NE 34th Street, Miami, FL 33137


Cabeças de gente, Mestre Irinéia


Pensa Cores, Cicinho

 

Cachorra, de Zé Crente


Forró, da Mestre Sil

 

Artefatos, de Mestre Chico Cigano


Banco Bicho, de Boró Sandes

Jacas, de Adriana Siqueira


Ciranda, de Cláudio de Capela

Cadeira Galho, de Lucas Lessa


Totem, Ismael de Dedé


Moça, de Clemilton



Pássaro Cajado, Salviinho

 

Onças, André da Marinheira


Totem Cabeça, Mestre Aberaldo

Cadeira do Sertão, Jasson






  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved