Designers de Alagoas são finalistas em um dos maiores prêmios brasileiros do setor

Agendaa 2 de dezembro de 2021

Leopoldo Novaes (acima) e a dupla Marina Avila e Rayrã Chaves: projetos finalistas entre os melhores do país

 

Dois estúdios de design alagoanos estão na lista dos finalistas de um dos mais importantes prêmios de design do país, o Brasil Design Award, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), cuja edição 2021 terá os nomes dos vencedores revelados no próximo dia 7 de dezembro.

O estúdio do designer Leopoldo Novaes é finalista este ano na categoria Branding/Naming com a criação do nome para a curadoria alagoana e loja virtual de arte popular brasileira Mananuk. O nome da empresa significa “terra firme” na língua Matis, do tronco linguístico Pano, falado por povos do Noroeste da Amazônia Brasileira, assim como do Peru e da Bolívia.

“A concepção do nome faz uma alusão à força, rusticidade e origem das peças e mestres, que tiram do chão, do barro, das fibras, pedras e troncos, obras de arte únicas”, diz Leopoldo, que criou uma tipologia original para marca inspirada em obras de madeira dos artistas da Ilha do Ferro. Leopoldo, que já realizou trabalhos para Uchôa Construções, Wanderlust Hostel e Bar e Coopercon,  já havia sido finalista na edição de 2019 do prêmio na mesma categoria com um trabalho para a consultoria alagoana Voluo.

Outro estúdio alagoano finalista no Brasil Design Award 2021 é o Silibrina, formado por Marina Avila, graduada em Design pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Rayrã Chaves, graduando em Design pela mesma universidade. A dupla desenvolveu a identidade visual do projeto Cine do Mangue para o cliente Céu Vermelho Fogo Filmes, com a criação de papelaria, camiseta, ecobags, marca-páginas, bottons e estamparia. A produtora, voltada para o audiovisual, promove cursos e oficinas em diversas cidades de Alagoas.

“Estar entre os selecionados em meio a 1600 trabalhos inscritos é uma realização, uma forma de legitimar a qualidade do nosso próprio trabalho e estimular prospecções sobre novos projetos e nossa percepção acerca do design”, diz Marina Avila.

Veja algumas imagens dos trabalhos abaixo e saiba mais sobre o  Estúdio Silibrina aqui e sobre o designer Leopoldo Novaes aqui.

 

Acima, concepção de nome e tipologia do designer Leopoldo Novaes para a curardoria de arte popular Mananuk

 

Acima, ecobag e papelatra desenvolvido pelo Estúdio Silibrina para o projeto Cine Mangue