Obra prima de Jorge de Lima ganha reedição nacional

Agendaa 15 de dezembro de 2013

Quantas vezes você não escutou um alagoano defender a imagem de sua terra bradando: “Alagoas é terra de Aurélio Buarque, Graciliano, Jorge de Lima”.

Pois é, ainda que muitos deles não conheçam exatamente as obras desses autores, boa parte já folheou o popular Aurélio ou teve acesso a uma das inúmeras reedições dos livros de Graciliano, reeditadas em milhares de exemplares todos os anos – ainda que uma grande parcela por demanda curricular.

A obra de Jorge de Lima, contudo, rareava nas livrarias e até mesmo em velhos sebos.

Em maio desse ano, surgiu o primeiro sinal de que essa situação mudaria quando a Cosac Naify, uma das mais sofisticadas editoras do país, comprou os direitos de publicação do escritor Alagoano.  

Agora, veio a prova definitiva da revalorização editorial do autor.

Em parceria com a Editora Jatobá, a Cosac Naify acaba de publicar uma bela e cuidadosa reedição da obra-prima do autor, Invenção de Orfeu, considerado um dos grandes poemas da língua portuguesa (grande também em extensão, com seus 12 mil versos).

Com posfácio de Fábio de Souza Andrade, ensaios de Murilo Mendes, João Gaspar Simões e Mário Faustino, a reedição traz manuscritos, textos datilografados com correções e até a carta em que Ezra Pound (1885-1972) agradece o alagoano pelo envio do volume.

Enfim, um merecido presente literário para, como diz o texto da Cosac Naify, “recolocar Jorge de Lima em seu lugar de direito entre os grandes poetas que formaram a linha de frente do modernismo brasileiro, junto a Bandeira, Oswald, Drummond e Murilo Mendes.”

 
AUTOR Jorge de Lima
EDITORA Cosac Naify/Jatobá
QUANTO R$ 69,90 (672 págs.)

 

Título do Livro

_galeria_aqui_