Elinaldo Barros elege os 10 melhores filmes exibidos este ano em Maceió

Agendaa 25 de dezembro de 2013

O ano de 2013 foi, para dizer o mínimo, interessante para os amantes de cinema em Alagoas.

Contraditoriamente, a decisão lamentável de que o Sesi não patrocinaria mais seu centro cultural na Pajuçara terminou ajudando os alagoanos a defenderem com mais altivez seus espaços de cinema de qualidade.

O resultado é que o CineArte não apenas foi reaberto pelo quarteto Marcos Sampaio (Fundação Municipal de Cultura), Werner Salles (Núcleo Zero), Felipe Guimarães (Algás) e Milton Pradines (Braskem), como ainda batizou uma de suas salas com o nome do crítico Elinaldo Barros, justa homenagem a um guardião do cinema de qualidade no Estado.

E foi o próprio Elinaldo Barros, que comanda todos os sábados a Sessão de Arte no Kinoplex, Maceió Shopping, que enviou para  AGENDA A sua lista dos dez filmes que mais gostou de ver em 2013 – apesar de nem todos terem sido realizados nesse ano, todos entraram em cartaz nas salas de Maceió.

Lincoln – Drama biográfico histórico dirigido por Steven Spielberg, com Daniel Day-Lewis no papel do presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln e Sally Field como Mary Todd Lincoln.

Gonzaga, de Pai pra Filho – drama brasileiro dirigido por Breno Silveira, escrito por Patricia Andrade e estrelado por Nivaldo Expedito e Júlio Andrade inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho respectivamente,

A Filha do Pai – Drama francês dirigido pelo ator Daniel Auteuil, conta a história de um pai na França pré-Segunda Guerra Mundial dividido entre o seu senso de honra e o amor por sua filha, depois que a jovem se envolve com o filho de um rico comerciante.

O Mestre – Dirigido por Paul Thomas Anderson, conta a história de Freddie Quell (Joaquim Phoenix), um veterano da Segunda Guerra Mundial lutando para se ajustar a uma sociedade pós-guerra, onde conhece Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), líder de um movimento religioso conhecido como “A Causa”.

Killer Joe, Matador de Aluguel – Chris (Emile Hirsch)procura seu pai, Ansel (Thomas Haden Church), com uma proposta: matar sua mãe (Gina Gershon), de quem Ansel é separado. Assim, eles podem resgatar um seguro de vida que está no nome de sua irmã mais nova, Dottie (Juno Temple). Assim, contratam um matador (Matthew McConaughey), mas como não têm dinheiro para pagar o serviço à vista, ele exige um depósito: Dottie.

Antes da Meia-Noite – drama romântico norte-americano de 2013 dirigido por Richard Linklater. É sequência dos longa-metragens Before Sunrise e Before Sunset, do mesmo diretor.

Amour – drama de língua francesa escrito e dirigido por Michael Haneke, estrelando Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva e Isabelle Huppert.

O Lugar Onde Tudo Termina – Homem descobre que tem um filho e, para sustentá-lo, passa a roubar bancos. Seus problemas se agravam quando um policial o confronta, desencadeando uma tragédia que vai impactar as próximas gerações.

O Som ao Redor – drama brasileiro de 2013 dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho, produzido por Emilie Lesclaux e estrelado por Irandhir Santos, Gustavo Jahn e Maeve Jinkings.

As Vantagens de Ser Invisível – Filme narra a trajetória de Charlie, um adolescente tímido que tenta fazer amigos no ambiente hostil do segundo grau da escola. Ao enfrentar a dor de um amor não correspondido, o menino amadurece e se livra de traumas da infância.

_galeria_aqui_