Filme dirigido por alagoano leva prêmio especial do júri em festival na Itália; confira

Agendaa 31 de outubro de 2016

Alagoas foi destaque no final de outubro em um dos mais tradicionais festivais de cinema latino-americano da Europa.

Dirigido pelo jornalista alagoano Jorge de Oliveira, o documentário O Olhar de Nise levou neste domingo (30) o prêmio especial do júri do 31ª edição do Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália.

De acordo com o júri, a premiação foi concedida pela qualidade profissional e rigor jornalístico na apresentação documental da “precursora de uma Psiquiatria democrática praticada através da expressão artística dos seus pacientes”.

No filme de 2015, Jorge de Oliveira resgata a vida de Nise por meio de entrevistas com ex-pacientes da alagoana, colegas de trabalho (como o artista plástico Almir Mavignier, responsável por introduzir o trabalho de pintura entre os pacientes) e personalidades como o poeta Ferreira Gullar e a atriz Elke Maravilha (que faleceu em 16 de agosto deste ano). Além dos trechos documentais, o filme conta também com reconstituições da vida de Nise realizadas por atores e figurantes – em cenas marcadas por certo artificialismo que, contudo, não chegam a comprometer o filme.

Enquanto a premiada cinebiografia Nise, No Coração da Loucura (dirigida por Roberto Berliner e protagonizada por Glória Pires) tem como foco a trajetória da alagoana para mudar os métodos em voga da Psiquiatria, o filme O Olhar de Nise, de Jorge de Oliveira, tem como principal trunfo revelar a força artística das obras dos pacientes da alagoana – que, na tela do cinema, revelam-se obras de arte que vão muito além de uma atividade de “ocupação terapêutica”. 

Veja trailer abaixo.

_galeria_aqui_