Alagoas tem três filmes selecionados para mostra nacional de cinema

Publicado em 27 de Dezembro de 2019

A produção de cinema alagoana teve três filmes curtas-metragens selecionados para a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais tradicionais do país, que será aberta na  cidade histórica mineira no dia 24 de janeiro (com dutação até 1º de fevereiro). 

Todos os três filmes selecionados de Alagoas foram exibidos este mês na 10ª edição da Mostra Sururu de Cinema. São eles: A Barca, de Nilton Resende (que será exibido na Mostra Foco); Ilhas de Calor, de Ulisses Arthur (Mostra Jovem), que levou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Sururu de Cinema, Trincheira, de Paulo Silver (Mostrinha), que levou o prêmio de melhor roteiro e direção de arte na Mostra Sururu este mês. 

Com três filmes na mostra, Alagoas é o segundo Estado da região Nordeste com mais filmes selecionados no festival – atrás apenas de Pernambuco, polo cinematográfico com 8 filmes selecionados.

Além de Alagoas e Pernambuco, os outros Estados representados na mostra são São Paulo (18 filmes), Minas Gerais (15), Rio de Janeiro (10), Paraná (7), Goiás (4), Rio Grande do Sul (3), Paraíba (2), Espírito Santo (2), Tocantins (2), Rio Grande do Norte (2) Santa Catarina (1) e Sergipe (1).

A curadoria de curtas-metragens foi feita pelo pesquisador e professor Pedro Maciel Guimarães, pela crítica Camila Vieira e pela professora Tatiana Carvalho Costa.

Confira programação completa da mostra aqui e sinopse dos filmes alagoanos abaixo:

Ilhas de Calor (20min, Ficção, Ulisses Arthur, Viçosa)


Jovens numa escola pública alagoana interagem num dia a dia repleto de movimento e livre expressão de suas demandas particulares.

A Barca (19min43seg, Ficção, Nilton Resende, Maceió)


Na noite de Natal, duas mulheres travam um diálogo dentro de uma barca, enquanto ela desliza por sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia.

Trincheira (14min26seg, Ficção, Paulo Silver, Maceió)


Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved