Marechal Deodoro na TV: Globo News exibe neste domingo filme sobre tradição musical da cidade alagoana
Publicado em 04 de Abril de 2021
Apaixonado e pesquisador da poesia do alagoano Jorge de Lima, o jornalista e poeta Claufe Soares, que comandava o Globo News Literatura, foi convidado pelo escritor e agitador cultural alagoano Carlito Lima a participar da edição de 2014 da saudosa Festa Literária de Marechal Deodoro, a Flimar, quando Carlito era então secretário de Cultura da cidade.
Ao se deparar com com uma banda filarmônica da cidade, Claufe, que também é músico, ficou encantado e decidiu se aprofundar mais na tradição musical de Marechal Deodoro, o que resultou no documentário “Faz Sol Lá Sim”, que estreia neste domingo de Páscoa (4 de abril) na Globo News, às 23h.
“Quando, em meio à Flimar, vi dobrando a esquina de trinta a quarenta músicos marchando, uniformizados, tocando lindamente, achei que estava tendo uma alucinação”, disse o jornalista, que em seguida começou a pesquisar mais sobre patrimônio musical de bandas filarmônicas e de pífanos na cidade - além de nomes lendários como o de Nelson da Rabeca.
Em 2019, o diretor Claufe Soares (foto abaixo) disse a AGENDA A que queria estrear o filme aqui em Alagoas acompanhado pela apresentação de uma banda de músicos de Marechal Deodoro.
Como a pandemia não permitiu, o filme, que só foi exibido em festivais devido ao novo momento, chega hoje a todo o país via transmissão da Globo News.
Um presente de Páscoa não apenas para os deodorenses, como para todos os alagoanos.
Confira trailer do filme abaixo:
VEJA OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
- Cineasta de Alagoas dirige filme de bicampeão mundial do surf Gabriel Medina; veja aqui
- “Fiquei encantado com Penedo e com o que vi do cinema alagoano”, diz Matheus Nachtergaele
- Alagoas vai a Cuba: filme “A Barca” é indicado em um dos mais importantes festivais da América Latina
- Cineasta de Alagoas inicia filmagens de documentário sobre o lutador Anderson Silva, o “Spider”
-
Neste sábado, 17h: cantora alagoana disputa festival de música online em Portugal; veja como votar
-
Restaurante premiado abre tabuleiro para vender melhor acarajé baiano em Alagoas por R$ 10
-
Grifes francesas de luxo escolhem boutique em Maceió como porta de entrada no Nordeste
-
Com álbum “Madrugada”, um dos maiores músicos de Alagoas começa a rodar o mundo via streaming
-
Cineasta de Alagoas dirige filme de bicampeão mundial do surf Gabriel Medina; veja aqui
-
Ponta Verde ganha franquia europeia de chá gourmet; saiba mais aqui
-
Fundador de livraria que influenciou geração de alagoanos morre em Recife vítima da Covid-19
-
Com projeções e tecnologia, novo museu resgata história da Justiça alagoana
-
“Fiquei encantado com Penedo e com o que vi do cinema alagoano”, diz Matheus Nachtergaele
-
Djavan, “made in USA”: Sony reedita álbum de alagoano gravado nos EUA há mais de 30 anos