Marechal Deodoro na TV: Globo News exibe neste domingo filme sobre tradição musical da cidade alagoana

Agendaa 4 de abril de 2021

Apaixonado e pesquisador da poesia do alagoano Jorge de Lima, o jornalista e poeta Claufe Soares, que comandava o Globo News Literatura, foi convidado pelo escritor e agitador cultural alagoano Carlito Lima a participar da edição de 2014 da saudosa Festa Literária de Marechal Deodoro, a Flimar, quando Carlito era então secretário de Cultura da cidade.

Ao se deparar com com uma banda filarmônica da cidade, Claufe, que também é músico, ficou encantado e decidiu se aprofundar mais na tradição musical de Marechal Deodoro, o que resultou no documentário “Faz Sol Lá Sim”, que estreia neste domingo de Páscoa (4 de abril) na Globo News, às 23h.  

“Quando, em meio à Flimar, vi dobrando a esquina de trinta a quarenta músicos marchando, uniformizados, tocando lindamente, achei que estava tendo uma alucinação”, disse o jornalista, que em seguida começou a pesquisar mais sobre patrimônio musical de bandas filarmônicas e de pífanos na cidade – além de nomes lendários como o de Nelson da Rabeca.

Em 2019, o diretor Claufe Soares (foto abaixo) disse a AGENDA A que queria estrear o filme aqui em Alagoas acompanhado pela apresentação de uma banda de músicos de Marechal Deodoro. 

Como a pandemia não permitiu, o filme, que só foi exibido em festivais devido ao novo momento, chega hoje a todo o país via transmissão da Globo News.

Um presente de Páscoa não apenas para os deodorenses, como para todos os alagoanos. 

Confira trailer do filme abaixo: