Dois filmes alagoanos disputam “Oscar” do Cinema Brasileiro

Publicado em 24 de Abril de 2021

Cena de Trincheira: curta também foi selecionado ano passado para o Festival de Gramado

 

Dois filmes alagoanos acabam de ser selecionados para disputar o “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”, espécie de “Oscar” do cinema nacional cujos filmes são premiados com o voto de mais de 200 profissionais da Academia Brasileira de Cinema -- e a votação, assim como Oscar, é auditada pela empresa PwC.

Os curtas-metragens “A Barca”, de Nilton Resende, e “Trincheira”, de Paulo Silver, ficaram entre os 22 títulos selecionados do país no primeiro turno da votação -- e, agora, disputarão os votos para a segunda etapa em que apenas cinco finalistas disputarão o prêmio de melhor “curta-metragem ficção”. 

Antes mesmo da seleção da academia, os dois curtas alagoanos já acumulavam prêmios no currículo.

Lançado (e premiado) na 10ª Mostra Sururu de Cinema (em 2019), “A Barca” foi selecionado para vários festivais, incluindo o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana (mais conhecido como Festival de Havana), em dezembro do ano passado.

Baseado no conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles, o filme narra a travessia de duas mulheres numa barca sobre as águas de uma lagoa em plena noite de Natal – até que um acontecimento inesperado marca o final da travessia.

Já o filme “Trincheira”, lançado (e também premiado) na 10ª Mostra Sururu de Cinema,  foi selecionado ano passado para o Festival de Gramado e foi transmitido pelo Canal Brasil de TV por assinatura. O curta alagoano narra a aventura solitária de um menino para criar seu próprio universo imaginário com sucata em um aterro de lixo ao lado de um condomínio de luxo.

Os dois curtas alagoanos podem ser vistos no site da academia aqui.

Cena de "A Barca": selecionado em festivais internacionais como de Havana, em Cuba


manatee
 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved