Alagoanos vencem festival de cinema no Rio Grande do Norte e vão participar de mostra na Polônia
Publicado em 22 de Dezembro de 2021
Em maio deste ano, os alagoanos Thiago Canuto e Matheus Lustosa, sócios da produtora de filmes Muvi, foram conhecer Baía Formosa, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, e decidiram fazer um pequeno filme de pouco mais de quatro minutos sobre como as crianças e adolescentes da região sonham mudar de vida por meio do surfe.
Mal sabiam eles que, apenas dois meses após a viagem, Baía Formosa seria ainda mais conhecida mundialmente (como a terra de Ítalo Ferreira, primeiro medalhista de ouro de surfe em uma olimpíada), e que uma versão editada do filme venceria a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – que deu aos vencedores uma viagem para participar do Festival de Cinema de Krakóvia, na Polônia.
“Ficamos extremamente felizes em ver um filme construído de forma espontânea sobre os sonhos de crianças de Baía Formosa levar o prêmio principal do festival”, diz Thiago Canuto, diretor de Fotografia e editor da versão final do filme “O Berço dos Campeões”, que precisou ser reduzido a um minuto para ser enquadrado na modalidades “Curtas de 1 Minuto”, a mais importante do Festival.
De acordo com os organizadores, foram inscritos esse ano 42 filmes de vários Estados. Após uma seleção inicial de 10 filmes na modalidade, três foram escolhidos como finalistas, sendo o filme dos alagoanos o grande vencedor do festival que teve como tema este ano “Na onda do ouro”.
“Além da sintonia do filme com o tema do festival, a qualidade técnica da produção, incluindo o trabalho de fotografia do filme, foram pontos altos que, acredito, fizeram com que fosse o vencedor do festival”, diz o coordenador da edição deste ano do festival, o holandês radicado no Brasil Martin Brink. “Afinal, não é nada fácil contar uma história e ainda transmitir emoções dentro de um tempo tão limitado”.
Com a vitória, os alagoanos ganharam, além do troféu, viagem com tudo pago em abril de 2022 para Cracóvia, na Polônia, onde participarão do Festival de Cinema da cidade e terão os trabalhos exibidos no Festival Internacional de Cinema Off Camera.
Veja versão vencedora do filme (1 minuto) aqui e versão maior aqui.
VEJA OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
- Marisa Monte volta a Maceió com turnê “Portas”; confira data, local e valores
- “Cinefolia”: com ingressos a R$ 10, Arte Pajuçara tem maratona de filmes no Carnaval
- Festival Varilux de Cinema Francês chega a Maceió com 16 filmes inéditos; confira programação
- Filme alagoano é um dos 15 pré-selecionados para disputar indicação brasileira ao Oscar
-
Queen ao piano: músico curitibano traz show ao Deodoro dedicado à banda inglesa; veja data e valores
-
Nesta terça: Jazz volta a Maceió com retorno do maior evento de música instrumental de Alagoas
-
“Mundaú”: game ambientado em Maceió pós-apocalíptica libera primeiras imagens; confira aqui
-
Marisa Monte volta a Maceió com turnê “Portas”; confira data, local e valores
-
Pizzas, paninis e vinho: Palato Praia inaugura restaurante com massas de fermentação natural
-
Nesta quinta: publicitário alagoano lança livro coletânea de frases instigantes durante pandemia
-
Com trilha de Carlinhos Brown, novo espetáculo de dança de Deborah Colker chega a Maceió
-
“Cinefolia”: com ingressos a R$ 10, Arte Pajuçara tem maratona de filmes no Carnaval
-
Cineasta que fez filme sobre Delmiro Gouveia em Alagoas morre aos 83 no Rio de Janeiro
-
Como Nide Lins, que lança nova edição do seu guia, mudou o status da gastronomia popular alagoana