Alagoanos vencem festival de cinema no Rio Grande do Norte e vão participar de mostra na Polônia

Agendaa 22 de dezembro de 2021

Em maio deste ano, os alagoanos Thiago Canuto e Matheus Lustosa, sócios da produtora de filmes Muvi, foram conhecer Baía Formosa, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, e decidiram fazer um pequeno filme de pouco mais de quatro minutos sobre como as crianças e adolescentes da região sonham mudar de vida por meio do surfe.

Mal sabiam eles que, apenas dois meses após a viagem, Baía Formosa seria ainda mais conhecida mundialmente (como a terra de Ítalo Ferreira, primeiro medalhista de ouro de surfe em uma olimpíada), e que uma versão editada do filme venceria a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – que deu aos vencedores uma viagem para participar do Festival de Cinema de Krakóvia, na Polônia. 

“Ficamos extremamente felizes em ver um filme construído de forma espontânea sobre os sonhos de crianças de Baía Formosa levar o prêmio principal do festival”, diz Thiago Canuto, diretor de Fotografia e editor da versão final do filme “O Berço dos Campeões”, que precisou ser reduzido a um minuto para ser enquadrado na modalidades “Curtas de 1 Minuto”, a mais importante do Festival.

De acordo com os organizadores, foram inscritos esse ano 42 filmes de vários Estados. Após uma seleção inicial de 10 filmes na modalidade, três foram escolhidos como finalistas, sendo o filme dos alagoanos o grande vencedor do festival que teve como tema este ano “Na onda do ouro”.

“Além da sintonia do filme com o tema do festival, a qualidade técnica da produção, incluindo o trabalho de fotografia do filme, foram pontos altos que, acredito, fizeram com que fosse o vencedor do festival”, diz o coordenador da edição deste ano do festival, o holandês radicado no Brasil Martin Brink. “Afinal, não é nada fácil contar uma história e ainda transmitir emoções dentro de um tempo tão limitado”.

Com a vitória, os alagoanos ganharam, além do troféu, viagem com tudo pago em abril de 2022 para Cracóvia, na Polônia, onde participarão do Festival de Cinema da cidade e terão os trabalhos exibidos no Festival Internacional de Cinema Off Camera.

Veja versão vencedora do filme (1 minuto) aqui e versão maior aqui