Inspirado em fatos reais, filme sobre freira lésbica que gerou polêmica em Cannes chega a Maceió

Agendaa 15 de janeiro de 2022

Em meio à tradicional invasão de lançamentos comerciais de verão nas salas multiplex do Estado, o Arte Pajuçara aposta em três filmes que garantem a diversidade (e qualidade) na programação de estreias em Maceió.

O mais controverso e aguardado é Benedetta, produção franco holandesa dirigida e co-escrita pelo diretor Paul Verhoeven (de Instinto Selvagem, Showgirls, Tropas Estelares), que narra o processo envolvendo a freira noviça Benedetta Carlini, pivô de um processo da Igreja Católica no século XVII por ter se envolvido em um caso amoroso com outra freira.

Lançado em meio à controvérsia no Festival de Cannes do ano passado, o filme foi elogiado por parte da crítica por abordar uma série de dilemas vividos pelos personagens que vão muito além da tensão erótica, como também a hipocrisia e os jogos de poder da Igreja no período, com destaque de interpretação não apenas para a atriz belga Virginie Efira no papel de Benedetta, como também da britânica Charlotte Rampling como abadessa do convento. 

Outra boa opção no Arte Pajuçara fora do circuito comercial é a produção japonesa Roda do Destino, novo filme de Ryûsuke Hamaguchi composto por três histórias: um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução falhada e um encontro que resulta de um mal-entendido, elogiado pela crítica como um “delicioso tríptico sobre o amor no Japão moderno”.

O terceiro filme de destaque em exibição é a produção franco-suiça e argentina Azor, que narra a tensão e o horror durante a ditadura militar na Argentina por meio do personagem do banqueiro suiço Yvan De Wiel, que viaja a Argentina para substituir seu sócio que desapareceu sem deixar vestígios no país. Como escreveu a crítica Sylvia Colombo no jornal Folha de São Paulo, Azor consegue mostrar o horror da ditadura do país sem sangue e com enfoque em como parte da alta sociedade e banqueiros do país eram cúmplices do regime. 

Veja trailer de Benedetta e programação completa abaixo: