Revista Time mostra índice de adesão de Maceió à moda de ‘selfies’

Agendaa 12 de março de 2014

Desde que foi eleita “a palavra do ano” pelo dicionário Oxford, em 2013, o termo selfie (autorretrato geralmente feito com smartphones) ganhou o mundo, como prova a repercussão da foto (ou selfie) de Ellen Degeners durante a cerimônia do Oscar – até agora, a mais compartilhada da história do Twitter. 

Pois é: neste domingo, o portal da revista americana Time se deu o trabalho de fazer um levantamento das cidades com o maior número de usuários do Instagram que fazem selfies no mundo. Pelo mapa divulgado, os maceioenses parecem ainda não ter aderido à moda, ocupando a 380ª posição – que faria da cidade, ao lado de São Luís, a que menos se rendeu ao autorretrato.

Já Carapicuíba, em São Paulo, e Vitória, no Espírito Santo, seriam as duas únicas cidades no país a entrar para o ranking das “100 mais selfies” da Time – Carapicuíba (SP) foi a primeira, com 34 capturadores de selfies a cada 100 mil habitantes. Vitória aparece logo em seguida, com 31 selfies para 100 mil habitantes.

A revista computou fotos tiradas no Instagram em dois períodos: de 28 de janeiro a 2 de fevereiro e de 3 a 7 de março. Foram contabilizadas as fotos publicadas com a hashtag #selfie dos usuários que fornecem a geolocalização no Instagram e realmente tiraram fotos dos seus rostos; 450 cidades foram ranqueadas.

O mapa de selfies da Time pode ser visto aqui.

_galeria_aqui_