Estudantes alagoanos representam o Brasil na maior feira científica dos Estados Unidos

Agendaa 16 de junho de 2014

Dois alunos da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, participam nesta segunda-feira (16) da maior feira científica escolar dos Estados Unidos, a Genius Olympiad 2014, realizada em Nova Iorque. Bárbara Mariana da Silva, 16 anos, e Manoel Roberto de Souza, 19 anos, são finalistas na categoria Ciências com um formicida contra formigas de baixo custo e feito à base de alho e cravo-da-índia.

Os alagoanos ficaram entre os treze projetos brasileiros selecionados para a olimpíada que conta com centenas de pesquisas voltadas para a área ambiental nas categorias ciências, artes, música, design e escrita criativa. Estudantes de mais de 30 países participam do evento que termina no dia 21 de junho.

Fora do país pela primeira vez, a dupla desembarcou em Nova Iorque acompanhada da professora Nadja Alves, orientadora da pesquisa, e da tradutora Givaneide dos Santos no último sábado (14). Eles estão hospedados no campus da universidade estadual de Oswego, cidade univesitária do estado de Nova Iorque.

Antes de ter sido aprovado pelo comitê da Genius, o produto criado por Bárbara e Manoel já havia sido selecionado em sete feiras científicas no Brasil. Segundo a orientadora do projeto, o formicida foi testado várias vezes em diversos ambientes e foi capaz de exterminar as formigas em todos os casos.

Os melhores projetos da olimpíada receberão medalhas de ouro, prata e bronze, com prêmios eletrônicos e oferta de bolsas escolares na universidade.

 

 

_galeria_aqui_