Biblioteca da USP disponibiliza obras raras sobre Alagoas em versão digital; baixe aqui

Agendaa 25 de julho de 2017

Criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção de livros sobre o Brasil reunida pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita ao longo de mais de oitenta anos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada em um moderno edifício na USP, disponibilizou recentemente para download 3.000 livros raros de sua coleção de mais de 60 mil volumes.

Entre as obras, é possível encontrar edições raras de livros e documentos sobre Alagoas também disponíveis para download.

Abaixo, AGENDA A lista três delas com dados sobre Alagoas em três momentos diferentes: 1854, 1871 e 1908.

1 – Relatório com que ao Exm. Sr. Dr. Antonio Coelho de Sá e Albuquerque, entregou a administração da província das Alagoas o 1ª vice-presidente da mesma província (1854)

Neste documento, o então vice-presidente da Província de Alagoas Roberto Calheiros de Mello – que chegou a ser 8 vezes presidente interino e primeiro vice-governador do Estado após a proclamação da República – descreve a situação de Alagoas em 1854 em relatório destinado ao sucessor Antônio Coelho de Sá e Albuquerque.

No relatório de 16 páginas, Mello faz um resumo da situação da segurança pública, início do calçamento das ruas em Maceió (como a Rua do Comércio, tendo à frente o Engenheiro civil Pedro José de Azevedo Schrambach), abertura de estradas e outras obras importantes como a Ponte do Poço e a construção da nova matriz, nossa catedral, que seria inaugurada apenas cinco anos depois em 1859. Baixe aqui.

2  – Geographia Alagoana, ou Descripção Physica, Política e Historica da Provincia das Alagoas (1871)

Obra clássica de Thomaz Espíndola sobre Alagoas, a biblioteca da USP disponibiliza uma versão em boa resolução da segunda edição da obra do alagoano que se tornou um marco pela qualidade e densidade de dados estatísticos e geográficos do Estado. Nesta segunda edição, com 483 páginas e um apêndice com dados atualizados para o ano de 1872, o estudioso alagoano (que foi professor do Lyceu de Maceió e também presidente interino da província) faz o então maior estudo já realizado da geografia física e política do Estado, com dados de um tempo em que a população de Alagoas ainda não havia se concentrado na capital – e a cidade de Maceió ainda era menos povoada, por exemplo, do que Penedo, Passo do Camaragibe e Porto de Pedras.  Baixe aqui.

 

3- Boletim commemorativo da Exposição nacional de 1908

Apesar de não ser uma obra específica sobre Alagoas, o livro é importante por permitir a comparação de dados do Estado com o de todos os outros do país no momento em que o Brasil realizava sua grande Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos, em 1908. Quem fizer buscas específicas sobre Alagoas, encontrará mais de 80 citações do Estado com informações sobre evolução da população, exportações, estradas de ferro e até as companhias de bondes em Maceió – à época ainda sob tração animal. Baixe aqui.

 

_galeria_aqui_