Filme traz depoimento raro de legista alagoano que “guardou” cabeças de Lampião e Maria Bonita

Agendaa 19 de março de 2019

Em Alagoas, ele é mais conhecido pela homenagem (discutivel) de ter seu nome associado ao Instituto Médico Legal de Alagoas.

Foi na Bahia, contudo, que o legista alagoano Estácio de Lima, professor emérito da Faculdade de Medicina e dirigente do Instituto Nina Rodrigues, ganhou fama nacional por suas pesquisas sobre Medicina Legal e temas como o Cangaço.

Não à toa, o alagoano nascido em Marechal Deodoro em 1897 e falecido em Salvador em 1984 foi um dos especialistas ouvidos no documentário Memória do Cangaço, lançado em 1964, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Thomaz Farkas em 1964.

O filme acaba de ser liberado na Internet no “Canal Thomaz Farkas”, site com o acervo de fotos e filmes do húngaro radicado no Brasil que se tornou um dos pioneiros da fotografia moderna no país.

No filme, Estácio de Lima fala na Faculdade de Medicina na Bahia sobre as causas sociais do Cangaço – em uma época em que ainda se costumava buscar origens da criminalidade em desvios de origem biológica.

Na década de 1960, o alagoano foi pivô de uma polêmica nacional após os descendentes de Lampião, Maria Bonita e de outros cangaceiros lutarem para que as cabeças mutiladas expostas no Museu do Instituto Nina Rodrigues em Salvador, então dirigido pelo alagoano, fossem devidamente sepultadas.

Naquele período, Estácio de Lima foi contrário à retirada das cabeças do Instituto alegando que elas eram peças importantes para provar que não havia nada anormal do ponto de vista anatômico com os cangaceiros – o que derrubava qualquer vestígio das antigas teses pseudocientíficas que tentavam identificar um criminoso pela forma do crânio.

Apesar de reconhecerem a importância e apoio do médico alagoano para desmistificar a visão sobre os cangaceiros, os descendentes se colocaram contra a postura do pesquisador e conseguiram que as cabeças fossem enterradas.

Clique aqui para ver o filme (e o depoimento do médico alagoano a partir de 3min10s).