Maceió, há 65 anos: Arquivo Nacional libera cenas raras da visita do presidente JK a Alagoas; veja vídeo

Publicado em 24 de Maio de 2021

Presidente JK recebe título Doutor Honoris Causa na Faculdade de Direito de Alagoas de Jaime de Altavila (à esquerda, governador Muniz Falcão).

 

“Desce no Aeroporto de Maceió o avião que conduz o presidente da República para sua visita a Alagoas”.

É assim que se inicia a locução do Cinejornal Informativo do Arquivo Nacional com imagens raras sobre a visita do presidente Juscelino Kubitschek a Alagoas.

Apesar do canal do Youtube do Arquivo Nacional anunciar ter postado como data de visita o ano de 1958, AGENDA A apurou em jornais da época (como Diário de Pernambuco) que a visita, de fato, ocorreu dois anos antes, em dezembro de 1956.

No registro cinematográfico da viagem a Maceió que teria durado apenas nove horas, as imagens mostram o presidente JK sendo recebido no aeroporto pelo então governador Muniz Falcão e proferindo um discurso na sede da Faculdade de Direito de Alagoas (sediada então na Praça Montepio), onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa das mãos do então diretor da instituição, Jaime de Altavila. 

A viagem do presidente à capital alagoana foi encerrada com um banquete no Clube Fênix Alagoana.

Confira vídeo completo abaixo ou aqui:



manatee
 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved