Nesta quinta: publicitário alagoano lança livro coletânea de frases instigantes durante pandemia

Agendaa 10 de março de 2022

Hermann Fernandes, acima, ao lado do novo livro: textos instigantes postados nas redes ganham formato de livro ilustrado 

 

“Não exijo que meus amigos pensem como eu penso. A única coisa que exijo é que eles pensem”.

Em meio ao isolamento social – e ao efeito colateral de “isolamento mental” em meio à polarização –, o jornalista e publicitário Hermann Fernandes, sócio da Chama Publicidade, decidiu exercitar nas redes durante a pandemia seu talento (e poder de síntese) de redator com frases como a acima.

A repercussão (para evitar o “viralizar” em tempos pandêmicos) motivou Hermann a seguir postando textos instigantes, com a síntese e sabedoria de haicais japoneses, reunidas agora no livro “Pensamentos da Pandemia”, coletânea de mais de 40 frases lançada nesta quinta (10), na Mammoth Store (Galeria Stella Maris), a partir das 18h.

“Inicialmente, comecei a escrever os textos apenas como um exercício num momento de pausa e reflexão obrigatória para todos”, diz Hermann. “Com a boa recepção e incentivo de amigos, decidi reunir agora em livro acompanhada das belas ilustrações do Bruno Clériston”.

Entre os amigos incentivadores da publicação dos textos, está o engenheiro e consultor de empresas Gerson Fonseca, autor do prefácio do livro. “Hermann nos encantou e acarinhou durante um dos períodos mais difíceis da nossa tênue existência humana, fez-nos sentir, e confirmar, que há vida inteligente em meio ao caos”, escreveu Gerson no prefácio.

Para os que conhecem a trajetória de Hermann, que trocou o jornalismo pela publicidade ainda no início da carreira, nos anos 1990 (começando como estagiário na própria Chama Publicidade ao lado de redatores mais experientes, como o jornalista Ricardo Mota, que então trabalhava na agência), Pensamentos da Pandemia não é a primeira obra do autor.

Além do livro infantil “A menina que bateu asas”, lançado em 2018, em 1993, o então estudante de jornalismo, de 22 anos, fez uma imersão no Hospital de Doenças Infecciosas Dr. Hélvio Auto para investigar a relação entre médicos, enfermeiros com pacientes portadores de HIV em Alagoas que resultou no livro-reportagem e trabalho de conclusão de curso jamais publicado  “Enfermaria 5: Um novo olhar para a vida e a morte”.

Um novo olhar que, quase 30 anos depois, Hermann continua atualizando.