Nove mirantes que devem ser revitalizados em Maceió

Agendaa 3 de julho de 2015

Os urbanistas sabem.

Para revitalizar uma cidade, nem sempre é preciso obras complexas que exigem investimentos milionários.

Um bom – e essencial – primeiro passo é recuperar espaços públicos já existentes.

Espaços que garantam ao cidadão o sagrado direito de andar ao ar livre, parar e simplesmente contemplar um belo panorama de sua cidade, sem sentir-se inseguro ou ameaçado.

Para isso, nada melhor que os privilegiados pontos de vista dos mirantes de uma cidade – espaços que, convenhamos, Maceió, até por conta do relevo, tem de sobra – apesar de a maioria deles terem se tornado pontos de risco por falta de segurança.

Para revitalizá-los, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió (Sempla) deu início a um mapeamento de cada um deles. A proposta, ainda sem data de execução, é criar uma espécie de Rota dos Mirantes Históricos – tanto para os turistas quanto para os maceioenses.

“Como os mirantes fazem parte da identidade da cidade, resgatá-los é essencial para reforçar a identidade e a história da evolução urbana de Maceió”, diz a arquiteta e urbanista Adeciany Souza, diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da Sempla.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre nove mirantes de Maceió que merecem um novo olhar dos cidadãos – e da Prefeitura. 

 

Mirante São Gonçalo (Rosalvo Ribeiro)

Localizado na Praça ao lado da Igrejinha de São Gonçalo, ao final da ladeira da Catedral (rua Osvaldo Sarmento), é o mais frequentado mirante do bairro do Farol com vista privilegiada para a cidade e área portuária de Maceió.

 

Dom Mirante D. Ranulpho

Localizado também à direita da ladeira da Catedral (Rua Osvaldo Sarmento),  entre o LABRE e o CREA-AL, o mirante está localizado no mesmo local onde outrora estava instalado o velho Farol que deu nome ao bairro – e foi desmontado em 1950 após infiltração de água ter colocado em risco sua estrutura.

 

Mirante Ambrósio de Lira

Implantado entre as ladeiras do Brito e dos Martírios, num pedacinho sossegado do bairro do Farol, o mirante permite ver, do lado esquerdo, as Praias da Avenida e do Pontal da Barra e, do lado direito, a Lagoa Mundaú, além de uma vista frontal para diversos bairros da região centro-sul, mostrando um belíssimo cartão postal da cidade.

 

Mirante Santa Terezinha

  

Situado em frente à Igreja de Santa Terezinha, no Farol, o mirante permite uma visão ampla da Lagoa Mundaú e do centro histórico (incluindo prédios históricos como Palácio do Governo e as torres sineiras de igrejas do Centro, como a dos Martírios.

 

Mirante do Cortiço

Localizado no Farol, por trás do Colégio Santíssimo Sacramento, entre as ladeiras da Catedral e do Brito, tem vista para o Centro da Cidade tendo ao fundo a Lagoa Mundaú.

 

Mirante da Chã de Bebedouro

Localizado na Avenida Osvaldo Cruz, estrada de Santa Amélia, no bairro de Chã de Bebedouro, o Mirante permite observar a Lagoa Mundaú em sua quase totalidade – podendo ser visto do outro lado, o município de Coqueiro Seco surgindo na paisagem, entre as casas e a igreja matriz.  

 

Mirante Kátia Assunção

Localizado no bairro do Jacintinho, avista-se quase todo o litoral da cidade, desde a Praia de Cruz das Almas até a Praia da Avenida, onde está o porto da cidade.

 

Mirante da Sereia

Localizada na rodovia AL 101 Norte, o Mirante da Sereia foi criado ainda na década de 1960 para contemplar a praia em cujo arrecife foi implantada a escultura da sereia que ainda hoje atrai turistas para o local.

 

Mirante Floriano Peixoto

 Localizado no alto de Ipioca, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Ó, o Mirante Floriano Peixoto é um ponto privilegiado para ver a bela costa da região cercada de coqueiros e a cor azul piscina da praia.

_galeria_aqui_